Populares

Escrito por: Jonah dezembro 10, 2011



Jéssica tinha uma vida simples de secretária, até descobrir que seus pais – um tranqüilo dentista e uma calma professora do ensino médio – eram na verdade caçadores de vampiros. Depois de ser chantageada por eles com dinheiro e para seguir a tradição da família, acaba sendo obrigada a viajar para Pensilvânia para provar de uma vez por todas que vampiros não existem e que seus pais precisam de terapia.

Vampiros são maus, sedutores, sinistros, traiçoeiros, mas brilhar não!” – diz Vivi sobre a saga crepúsculo
Vivianne Fair (conhecida também por chefa) é autora do livro Cavaleiros do RPG, recentemente traduzido para o inglês. É carioca, trabalha também com ilustrações, inclusive internacionais e mora atualmente em Brasília com seu filho, um crítico ferrenho de suas obras, mas que ela ama com toda certeza. Seu livro mais atual é a trilogia "A Caçadora", um livro de comédia que promete agradar todos os públicos, gostando de vampiros ou não.

RL - É um grande prazer estar fazendo essa entrevista com você e eu fico muito feliz que esteja disposta a nos concedê-la
Viviane - Olá, Jooonaaas! Meu Deus, que entrevista enormeee (Risos). Okay, vamos lá!

RL - Ao ler o seu livro, uma coisa que me deixou intrigado é que ao pensar na Jessi, aparentemente, ela sempre me lembrou você, porque a forma que você escreve é tão espontânea e natural que parece que não é a personagem que está contando o que está acontecendo e sim você mesma com um nome diferente. Existe uma Jessi dentro de você ou você está mais para as doidinhas Otakus?
Viviane - (Risos) Quem me conhece diz que sou a Jessi encarnada... A Jessi sou eu, disfarçada, a verdade é que escrevi o livro imaginando como eu mesma reagiria, e muita coisa que aconteceu com a Jessi aconteceu comigo também. Não, não encontrei nenhum vampiro gato, mas enfim... - e tenho muitas amigas Otakus doidinhas, então posso dizer que sou a  Jessi mesmo!

RL - Qual foi a maior dificuldade, escrever ou publicar?
Viviane - Escrever não é tarefa difícil pra mim, publicar com certeza é muito mais difícil. Precisa de dinheiro, tempo, dedicação, esperança (Risos)

RL - Pensar nas personagens é uma tarefa difícil, principalmente quando somos o centro da história e temos que descrever o jeito e a aparência de quem está em volta, então de onde surgiu a inspiração para a história e as personagens? Algum foi inspirado em algum amigo?
Viviane - A Jessi foi tirada de mim mesma; Zack é o meu sonho de homem ideal (ou um homem interior, haha) já as meninas otakus foram tiradas de meus amigos, embora tenham seus nomes, não tem as características de nenhum em particular. São doidinhas feito as meninas que conheço!

RL - É notável que o livro é de humor só de olharmos para capa, mas quando começou a escrever, pensou na Jessi como uma caçadora (Como a Buffy), ou já tinha em mente o fato de ele se apaixonar por quem deveria matar?
Viviane - Eu já tinha na cabeça que ela ia ser mesmo incapaz - comédia está na minha veia - e como a história é para brincar com clichês, era óbvio pra mim que ela ia se apaixonar por Zack.

RL - Inicialmente, Jessi recebeu a missão de matar um tal vampiro chamado Eric. Ele realmente existe?
Viviane - (Risos) Quem ler o livro dois vai entender... Ele existe sim, mas não é bem vampiro... E não, não é lobisomem!

RL - Existem teorias vampirescas que diz que um mortal só vira vampiro se houver a troca de sangue, foi por isso que a Jessi foi mordida e não virou vampira?
Viviane - Sim, eu sigo a mesma teoria que Anne Rice. Só viraria vampira se trocasse/ bebesse o sangue de um.

RL - Uma coisa que não foi explicada explicitamente foi de onde vieram os poderes da Jessi, nos próximos livros isso será explicado? Pode nos adiantar algo?
Viviane - Sim, já foi explicado. No livro dois isso já está explícito, no livro três vai ser explicado o porquê dos poderes dela serem bizarros. Posso adiantar que como ela descende de uma linhagem de caçadores vampiros, ela tem no sangue a herança genética dos poderes passados através das gerações. Sendo os pais dela caçadores poderosos, ela também herdou e começou a se manifestar quando ela começou a caçá-los.  

RL - A maioria dos filmes de hoje são adaptações de livros, você gostaria que seu livro fosse adaptado para filme, mangá ou anime? Se fosse adaptado a filme, quais ou atores/atrizes que estariam aptos para os papéis?
Viviane - Nossa como não gostaria? Amariaaa! Sempre pensei em quem poderia fazer o Zack. Sinceramente, não penso em ninguém pra Jessi a não ser eu mesma. Será o mesmo que pensar em uma atriz com as características- sarcástica, nervosa, estressada, descrente - minhas! (Risos)... Pra fazer o Zack já pensei em muitos, mas sempre acabo colocando defeitos neles...sei lá Damon (Vampire Diaries) é gato demais, mas o rosto quadrado demais pra fazer o Zack, o cara que faz White Color também...brasileiro ainda não pensei em nenhum exatamente.... (mesmo porque não assisto novela pra ficar por dentro (Risos))

RL - Seu livro é mais atingido pelo público feminino, como se sente sobre o público masculino? Te preocupa?
Viviane - Não, de forma alguma. Zack é sacana como a maioria deles e não tem cenas fofinhas ou de mocinhas (Risos) Já recebi muitos emails de rapazes dizendo que se divertiram muito e que só leu por insistência de alguém. Chega a ser engraçado!

RL - A série Crepúsculo apresenta um novo tipo de vampiros que criaram certas polemicas já que estamos habituados com os vampiros a moda antiga. O que você pensa sobre essa nova geração de vampiros?
Viviane - Vou falar assim: meu, o cara brilha! Como assim? Para tudo. Ele brilha. Vampiros são maus, sedutores, sinistros, traiçoeiros, cada um é de um jeito, mas brilhar não! Ainda sou das antigas, Anne Rice, Drácula...

RL - Como toda série, os fãs ficam tristes quando ela acaba, no seu caso foi uma trilogia, você exclui a possibilidade de escrever um 4º Livro? Já tem outros projetos em mente?
Viviane - Bem, tenho sim. Também quero fazer uma trilogia contada a partir do ponto de vista do Zack, que inclui o passado dele. Também quero escrever um livro só de contos e de tirinhas... Quem sabe se fizer sucesso, a trilogia pode continuar a partir do ultimo livro? Uma nova trilogia com o final que Zack e Jessi tiveram na primeira? Mas isso é ainda um 'se'... (Risos)

RL - A maioria dos escritores, quando criança, já rabiscava algo, criava pequenas histórias. Quando pequena, já escrevia ou já pensava em ser escritora?
Viviane - Só pensava. Aprendi a escrever com 4 anos. Lia o dia todo, lia qualquer coisa. Escrevia o dia todo e desenhava. Meus pais me levaram ao psicólogo, mas não teve jeito. Ela disse que era só fase! (Risos)  Sem contar que quando pequena eu queria ser muuita coisa, desde detetive até astronauta (modelo não, porque modelo não come chocolate). Foi a única maneira de eu ser tudo!

RL - Atualmente o assunto vampiro é motivo de febre mundial. E se seu livro virasse uma febre total, com fãs malucas, com Teams, etc. Como reagiria?
Viviane - Eu ficaria sem graça, mas reagiria com muito carinho. Se eu visse uma fã histérica, bateria nas costas dela e diria com carinho: "Não se esqueça que é tudo mentirinha, tá?" Doida. Claro que eu ia me divertir! Mas só se continuasse saudável, né?

RL - Já que os dois próximos livros não estão nas livrarias, pode nos dar algum Spoiler sobre os próximos livros?
Viviane - (Risos) O dois eu já estou vendendo... Digamos assim, no segundo livro, dois novos personagens aparecem... um é o Eric, que se revela não ser vampiro, mas ter a ver com o fato de Jessi estar na universidade. Outro é o Vincent, o mestre caçador de vampiros que invocou com Zack. No terceiro; um vampiro que era louco por Zack aparece na universidade e tenta matar a Jéssica. Quer fazer Zack voltar ao que era antes de ser um vampiro descolado, ou seja, assassino.

RL - Para finalizar, todo escritor de humor diz que para escrever um livro engraçado precisa ler um livro triste. Em um outro email que você me mandou, você me disse que não gosta de histórias tristes, mas você chegou a ler uma antes de começar a escrever A Caçadora?
Viviane - Na verdade não, só leio livros engraçados, mas já vi uma série de filmes tristes e também já sofri muito (Risos) Ser alegre é parte da minha personalidade, isso não muda. E eu leio quase um livro por dia, então li muuitas coisas antes de escrever a Caçadora. O que fiz principalmente foi juntar uma série de clichês antes de começar para não esquecer nenhum.

Perguntas Rápidas:
Um dia especial: o nascimento do meu filho.
Um Livro: Bíblia.
Uma Frase: "Se conhece melhor uma estrada viajando por ela do que consultando todos os mapas do mundo."
Uma Música: The Greatest Love of All - Whitney Houston.
Um Filme: A Paixão
Um Sonho/ Uma Meta: Viver só de livros, casada e feliz

RL - Mas uma vez gostaria de agradecer a oportunidade que me concedeu de poder entrevistá-la e eu espero que os dois livros que ainda estão para vir na livraria seja um sucesso, tanto aqui, quanto em qualquer lugar do mundo!
Viviane - Ai, amém, amém! (Risos) Obrigada, foi um prazer! 
Beijos! 

•••

{ 4 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. Oi ..

    Não conhecia o livro, mas parece ser bem legal.

    Uau, concordo com a Viviane, entrevista enorme mesmo, haha.

    João Victor
    Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. hahahaha, foi divertido! ^^ Obrigada pelo carinho! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a entrevista!!! que nada podia ser maior!kkkk =PP
    E teve uma sinopse do que vai ser o 3° livro!! não vejo a hora de ficar tudo pronto! =D

    ResponderExcluir
  4. Adorei! To louca pra comprar o livro pra mim! <3

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -