Populares

Escrito por: Rodrigo Moreira outubro 28, 2012

Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno.
O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu.
Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca!
Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor. 




Livro: Do Seu Lado
Autor: Fernanda Saads
Páginas: 316
Editora: Novo Conceito
Classificação: ★★★★★ (5/5)

Tenho certeza que você já ouviu falar desse livro, Do Seu Lado. Ele foi um dos livros mais prestigiados na Bienal e um dos queridinhos desse ano da Novo Conceito. E não é para menos, o livro é maravilhoso, ele tem um tema bastante clichê, o amor entre melhores amigos, mas que a autora escreveu de uma maneira diferente e que nos envolve desde a primeira página.  

Querida Glória,
Preciso conversar com você sobre coisas nebulosas que estão me acontecendo. Você acredita em inferno astral? O que você diria se eu contasse que meu ex reapareceu? Ok. Você diria que eu sou madura o suficiente para levar isso com indiferença, afinal de contas, não foi fácil superar a crise emocional que vivi por causa dele. E, obviamente, me diria que responder ao e-mail dele foi a coisa mais idiota que eu poderia ter feito. Esperando ansiosa pela próxima consulta.
Sua querida paciente,
Sarah

O livro conta a história de Sarah, uma arquiteta que por quatro anos teve seu coração quebrado por causa do seu ex-namorado, Bruno, e que por quatro anos planejou o reencontro, sempre pensando em se vingar dele e em fazê-lo sofrer o que ela sofreu. Ela trabalha em uma empresa de arquitetura tendo como parceiro Igor, o seu melhor amigo. Ele é um gênio, certinho e perfeccionista, que vive para o trabalho e nunca deu uma oportunidade para alguém namorá-lo, mas que sempre esteve ao lado de Sarah, sempre a apoiou e a conhece melhor do que ninguém.

Tudo parecia estar nos eixos, ela tinha superado Bruno, estava vivendo uma vida normal, estava feliz e tinha Igor que sempre estava lá para o que der e vier. Até que um dia, ela e Igor são escalados para um trabalho em uma empresa de publicidade. E pasmem, a empresa é do Bruno e finalmente aquele reencontro que ela tanto aguardava chegou, mas o que ela faria? Como ela agiria? O que ela estava sentindo? Era uma faísca do amor que nunca se apagou ou aquele desejo de vingança que sempre esteve ali?
O mundo de Sarah ficou de cabeça para baixo. Ela não sabia o que sentir. Porque ao mesmo tempo que Bruno parecia mudado, não parecia mais aquele que a traiu quatro anos atrás, ela se lembrava de tudo o que ele a fez passar e lembrava da desaprovação de Igor e de toda sua familia. O que ela devia fazer? Seguir seu coração ou fazer o que todos achavam que era melhor? E agora, Igor não estava mais lá com ela. Depois de uma enorme briga, ela tinha o reaproximado de uma antiga amiga da sua faculdade sem perceber e à medida que eles se reaproximavam, ela e Igor se afastavam. E enquanto tudo isso acontece, ela encontra uma amiga verdadeira e bastante excêntrica, Fátima, uma socialite que é cliente de Sarah, e ela sempre está desabafando para sua terapeuta, à procura de conselhos. Sarah terá que descobrir se Bruno realmente mudou e porque ela sente esse ciúme enorme de Igor e quando descobrir ela precisa decidir o que será o melhor para ela, o que ela realmente quer.


"Homens e mulheres não podem ser amigos." Harry está dizendo. "Pois eles não conseguem ser amigos de uma mulher que eles achem atraente." Ele continua.
— Isso não é verdade! — digo e bato com as duas mãos no tapete.
— O quê?
— Isso que ele disse! Eu, por exemplo, sou muito atraente e nós somos amigos! — sorrio e dou um soco em seu braço.
Mas ele permanece sério.
— Ei, o que foi? — pergunto.
— Nada — ele devolve o soco e aponta para a tela.


Com uma linguagem simples, bastante diálogos e cenas rápidas, Do Seu Lado nos apresenta personagens apaixonantes, uma história maravilhosa, um casal dos nossos maiores sonhos. Enfim, Do Seu Lado é o seu livro dos sonhos. O livro tem um desenrolar fluído, envolvente e uma narração em primeira pessoa que se evolui e torna-se mais rica e mais madura no decorrer do livro. E o final foi previsivel mas magnífico, a forma como a Fernanda escreveu foi surpreendente, bastante divertido e romântico. Do Seu Lado é o livro que você lê para se sentir melhor, para se divertir e distrair. E o livro se torna ainda melhor com uma autora como a Fernanda Saads, ela escreve tão bem e a forma como ela levou o leitor ao extâse, me deixou apaixonado por ela, me tornei um verdadeiro fã do trabalho dela e queria que todos lessem esse livro para poder sentir o mesmo que eu, sentir essa paixão, esse sentimento tão bom e reconfortante.
É tão estranho. Não me canso de pensar. Há algum tempo ele perguntaria coisas do tipo: "O que você vai fazer amanhã? Vamos ver um filme?". Agora vai embora, certamente, se encontrar com a nova e mais perfeita namorada. Eles vão rir juntos e depois comer pizza. Talvez brinquem de adivinhar o que o outro está pensando.
De qualquer forma, tenho um namorado também. Também tenho meus programas interessantes. E eu e Igor podemos continuar amigos. Amigos que passam menos tempo juntos. Só isso. Muito normal.


Simples mas extraordinário. Do Seu Lado é um livro inesquecivel e apaixonante, um livro que todos deveriam ler. 





FERNANDA SAADS nasceu em 24 de maio de 1981 em João Pessoa. É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Considera chick-lit o gênero literário mais alegre, e por isso, resolveu escrever Do Seu Lado, um romance que vai deixar os leitores com um sorriso no rosto. É autora de As Confissões de Laura Lucy e, além de escrever, trabalha na área financeira. Atualmente, mora em João Pessoa com o marido e a filha.



Confira agora a entrevista exclusiva concedida pela autora a nosso blog!

Roubando Livros -  Para começar, quando você soube que iria ser escritora? E como foi sua jornada até ter "Do Seu Lado" publicado pela Novo Conceito? E o mais importante, sua familia te apoiou?
Fernanda Saads -
Eu comecei a achar que seria escritora quando as pessoas começaram a ler e gostar das coisas que eu escrevia. Escrevi um livro em 2005, nunca publicado, e dei para os amigos lerem. Eles gostaram e eu fiquei com vontade de escrever outro e publicar um dia. Então conheci o gênero chick lit e vi que era o que eu queria para mim. Em 2009 escrevi As Confissões de Laura Lucy, que é mais cômico, e publiquei pela Novo Século. Fiquei com vontade de me aprofundar mais e escrever uma coisa que divertisse, mas que fosse também bem romântica e aí surgiu Do Seu Lado, publicado pela Novo Conceito. Minha família me apoiou sim, especialmente meu marido que me incentiva muito.

RL - Eu vi que você tem um livro publicado pela Editora Novo Século, As Confissões de Laura Lucy, entre ele e Do Seu Lado, qual você mais se identifica? E porquê?
FS - É difícil. Mas acho que hoje estou em um momento mais "Do Seu Lado".

RL - De onde surgiu a ideia de escrever Do Seu Lado? Qual foi o processo da escrita?
FS - Do Seu Lado surgiu quando pensei sobre o amor e sobre como muita gente vive infeliz por achar que ele está nos lugares mais difíceis. Escrevi em uma fase muito feliz da minha vida. Eu tinha acabado de ter minha filha e estava bem tranquila. Eu tive a ajuda da minha cunhada que estava morando aqui e lia os capítulos depois que eu escrevia, criticando quando era necessário. Isso me dava um estímulo gigante.

RL - No livro, lemos sobre a relação da Sarah e Glória, sua psicanalista, e as sessões de terapia de Sarah. De onde saiu a ideia da Sarah frequentar sessões de terapia?
FS -
Então, eu queria mostrar o dilema interno dela e achei que ficaria muito cansativo se ela ficasse divagando demais. Como gosto de diálogos e acho que eles dão movimento e rapidez às cenas, resolvi criar a terapeuta. Além disso, aproveitei que era a profissão da minha cunhada para pegar as dicas!


RL - É natural que os escritores escrevam sobre suas experiencias pessoais em seus livros. Quais foram essas experiencias suas que você colocou no livro? E quais são as semelhanças entre você e a Sarah?
FS - As experiências estão no livro de forma subjetiva. Não há nenhuma cena que tenha acontecido exatamente comigo. Não sei das semelhanças... Acho que ela é bem diferente de mim. Estou mais para Laura Lucy! (risos)

RL - O que mudou depois que você se tornou escritora?
FS - Conheci pessoas maravilhosas, tive o reconhecimento e carinho dos leitores - isso é fabuloso - receber mensagens de pessoas que, talvez, eu nunca conheceria caso não tivesse publicado os livros, e, especialmente, saber que posso fazer a diferença na vida de alguém que nunca vi.

Perguntas rápidas:
Um livro: 
Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Um autor:  
Sophie Kinsella
Um hobby:  
Ler
Uma pessoa:  
Maria Eduarda
Um dia especial:  
26/01/2011, nascimento da minha filha
Um sonho:  
São tantos...
Uma musica:  
Clocks

RL - Quais dicas você daria para aqueles que querem ingressar na carreira como escritor?
FS - Persistam, estudem, leiam muito, escrevam sempre, e não se deixem abater com as críticas.

Obrigada pelo espaço, Rodrigo! Um beijo para você e todos os leitores do blog!


E muito obrigado, Fernanda, por ter me concedido essa entrevista e por ter escrito um livro tão maravilhoso. Obrigado!

{ 7 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. Ei, muuuuito legal a resenha, ainda mais com a entrevista no final. Eu tenho curiosidade de ler Do seu lado, apesar de parecer um tanto clichê, mas parece ser bastante divertido e romântico, coisa que adoro!
    A Fe também parec ser uma querida, muito legal conhecer esse processo de produção deles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de saber mais sobre a escritora, em relação ao livro tenho um pé atrás com ele por ter vistos muitos comentários negativos, eu quero ler para ter minha opinião, quem sabe em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    adorei saber mais sobre a escritora :)
    Com o livro ainda estou na duvida, tem cara de ser um romance meloso, mas parece ser bom.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Ain gente que linda essa resenha. E a autora super simpática né? Adorei conhecê-la. Eu não leio muito chick-lit mas é uma ótima pedida para passar uma tarde.
    Adorei!
    Passa lá no Foolish?
    Xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. aaaahhhh que resenha incrível. Amei mesmo, me fez ficar super empolgada para ler o livro, nao sabia que era tão bom assim!
    amei a entrevista!!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha e pela entrevista Rodrigo! Estou ansiosa para ler Do Seu Lado! Já li um dos livros da Fernanda Saads, As Confissões de Laura Lucy e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Uhuuu!! Que chique com direito a entrevista ^^
    Li e amei o livro, tão e gostoso de se ler *-*
    Devorei em 2 dias hahahaha...
    Parabéns
    Beijos
    bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -