Populares

Escrito por: Mayumi março 07, 2013


Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.




Livro: As vantagens de ser invisível.
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 224



A História:

Trata-se de um jovem adolescente do ensino médio, um jovem com seu emocional bem abalado. Ele tem depressão, já tentou se suicidar e toma antidepressivos. Charlie é sozinho, quieto e introvertido. Não porque gosta de ficar sozinho, e sim porque não é aceito, não consegue se encaixar e sofre bullying. Até que um dia ele encontra um garoto e uma garota que o tratam como uma pessoa normal, tentam encaixa-lo e daí em diante sua vida muda. Tudo melhora, a dor diminui, a solidão desaparece...

Mas por dentro ele continua o mesmo. Não consegue desabafar, não consegue agir como um adolescente normal,  fica sempre cuidando dos outros e os colocando em primeiro lugar. Até mesmo quando se apaixona e sabe que ela sente o mesmo por ele não consegue tomar nenhuma atitude...
O filme mostra as inseguranças, os medos, os desejos e as mudanças de Charlie, assim como seus problemas familiares, sua depressão, sua culpa e sua saudade. 



Crítica:
As vantagens de ser invisível é um filme que já começa nos deixando extasiados e sem entender nada. O personagem principal é um mistério até praticamente o meio do filme , com suas lembranças que vem do nada, suas crises e o modo como age. 
Sim, o filme deixa a desejar mostrando algumas partes muito apelativas e, aquele típico jovem que é rejeitado no ensino médio, inteligente, estudioso, que apanha na escola ... até que faz amizade com um garoto e uma garota, oque muda tudo para Charlie.
Acho que o Logan Lerman interpretou muito bem o papel do Charlie. Claro que eu não achava isso até 4 dias atrás, quando depois de assistir o filme ganhei o livro do meu namorado e praticamente devorei o livro, acabando a leitura em um dia e meio.
O elenco deste filme é simplesmente maravilhoso !  Quem faz o Charlie é Logan Lerman     (Percy Jackson), Emma Watson (Hermione), Ezra Miller (Kevin) e por fim Nina Dobrev (Elena. ) Atores e atrizes ótimos e que não deixaram a desejar em nenhuma parte do filme. 
Para quem assistiu ao filme e está interessado em ler o livro, preciso fazer certos avisos. O livro não é tão parecido com o filme assim, mas não sei dizer qual é o melhor, o filme ou o livro. Os dois são bons, tem quase a mesma história, mas cortaram algumas partes muito boas do livro, mudaram alguns detalhes e adicionaram elementos que o livro não tem.
E para quem leu o livro e quer assistir o filme, cuidado com aqueles sentimentos de estresse  que alguns fãs tem quando, depois de ler um livro que tem uma adaptação para o cinema em que a história foi mudada. 
 Alguns podem achar a história sem graça, apelativa demais ou fraca. Mas eu particularmente gostei. Gosto desse tipo de história que mostra a ação e a consequência das coisas.

Ficha:
Diretor: Stephen Chbosky
Elenco: Emma Watson, Nina Dobrev, Logan Lerman, Paul Rudd, Ezra Miller, Mae Whitman, Melanie Lynskey, Kate Walsh, Dylan McDermott, Johnny Simmons, Nicholas Braun, Zane Holtz, Reece Thompson, Julia Garner, Erin Wilhelmi, Adam Hagenbuch, Owen Campbell, Brian Balzerini, Tom Kruszewski, Rick Dawson, Emily Marie Callaway, Morgan Wolk, Isabel Muschweck, Jeremy Kuharcik, Michele Tinker, Tony Amen, Tiffany Bell, Timothy Breslin, Daniel Clayton, Joe Corrigan, Jennifer Enskat, Pat Frey, John W. Iwanonkiw, Joanne Jeffers, William Kania, Sharyn Kmieciak, Tiffany Sander McKenzie, Brenden Meers, Doug Michaels, Jeremy Moon, Phil Nardozz, Diedra Arthur O'Ree, Dwayne Pintoff, Alexander Rhodes, Zoe Simek, Andrew Stockey, William L. Thomas, Michelle Vezzani, James Werley, Mark McClain Wilson, Cathy Lynn Yonek
Produção: Lianne Halfon, John Malkovich, Russell Smith
Roteiro: Stephen Chbosky
Fotografia: Andrew Dunn
Trilha Sonora: Michael Brook
Duração: 103 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Summit Entertainment / Mr. Mudd
Classificação: 14 anos

Posters:





Fotos do filme:












Trailer:

Fontes:
http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomeFilme/as-vantagens-de-ser-invis-vel/id/18292

{ 5 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. eu assisti viu, confesso que nao gostei. então fica dificil eu ler o livro, apesar de te-lo em casa xp
    entao vou demorar um pouco pra ler, digamos que vou criar coragem kk

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga, esse sentimento de stress é fogo...
    Eu me senti assim vendo 16 luas, e ainda bem que consegui ler o livro primeiro, achei o livro muito melhor..
    Sobre as vantagens, eu vi somente o filme, eu ainda não tenho o livro.. Agora eu quero muito ler, depois de ler sua critica..

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    sou louca para ver o filme e ler o livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não assisti e nem li o livro ainda! Mas minha prima fez os dois e prefere o filme do que o livro. Logo eu assisto e leio e tiro as minhas conclusões.
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!! Que nem a Brubs eu ainda não vi o filme nem li o livro, mas quero fazer ambas as coisas pra ontem! Adorei o post!
    Xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -