Populares

Escrito por: Jonah maio 27, 2012


Caro Leitor, sinto dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem imãs que atraíssem desgraças. No primeiro volume, os três jovens têm que lidar com o repulsivo vilão, dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêncio calaminoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio como café da manhã. É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas mais alegres, se é isso que você prefere.



Desventuras: Substantivo feminino. s.f. Infortúnio, infelicidade, desgraça, miséria. Aplicação numa frase: Apesar de encantadores e inteligentes os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios (sic) dois jovem e um bebê em completa desventura.


Violet Baudelaire tem catorze anos e é uma das maiores inventoras de seu tempo. As engrenagens e alavancas de seu cérebro funcionam a todo o vapor, principalmente quando seu cabelo está preso.


Sunny Baudelaire é a mais nova dos três, é ainda um bebê. Seus quatro dentes afiados entram em ação na primeira oportunidade, principalmente quando é para morder coisas duras.


Klaus Baudelaire é o irmão do meio, usa óculos, o que pode dar a impressão de que seja amante dos livros. Impressão absolutamente correta. Ele emprega todo o seu conhecimento em decifrar os planos do pérfido conde Olaf.








Quantas saudades de ter tempo para uma resenha, não? Confesso que faz muito tempo que quero ler as Desventuras em Série, e estou animadíssimo com a idéia, porém já aviso que minhas resenhas podem não ter finais felizes (risos).

Para quem já viu o filme
Ao ter conhecimento de que existem os livros, já nos dá um sentimento de raiva, já que tiveram a audácia de resumir 13 livros em um único filme que tem menos de duas horas. Revoltante eu sei, mas acredito que não há muito que esperar das adaptações dos tempos atuais.

O livro conta história dos órfãos Baudelaire, crianças deveras extraordinárias com dons de construção, memória e até umas boas mordidas, que após perderem os pais, vêem-se sujeitos a morar com o parente mais próximo da família, o excêntrico ator Conde Olaf. Acostumados a uma vida agradável com os pais, os pequenos Baudelaire levam um choque ao deparar-se com o Conde e principalmente com a sua casa, uma mansão suja e fedida cheia de retratos de olhos espalhados por ela. Esse é o chute inicial para uma série de eventos horríveis como tapas, ameaças, trabalhos árduos entre outras coisas, mas asseguro-lhes que não há nada de alarmante já que o autor deixa bem claro que não é uma história com finais felizes.

Com vários traços de humor por parte de Sunny, a irmã mais nova, igualmente o filme, trás as pequenas palavras formadas por ela traduzidas por frases completas, arrancando risos de quem lê.
Por exemplo, nessa manhã ela disse “Gá!” muitas e muitas vezes, o que provavelmente era para se entender como: “Vejam só essa figura misteriosa surgindo do nevoeiro!”.
Traduzindo: Mau Começo, é simplesmente maravilhosa, apesar de seu “Mau fim”, e prende o leitor bastante, apesar do final parecer previsível, porém, relaxem, não há final melhor!
“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz…”


{ 14 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. OLá,
    Estou resistindo para não comprar
    o box da série na sub.
    Sempre achei perfeito!
    Muito legal! Resenha ótima

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Jonas!

    Estou louco para começar a ler esta série, o grande problema são os preços dos livros que ficam muito caros. A sua resenha me deixou mais curioso ainda!!

    Muito boa resenha!
    Visite o meu blog também:
    Livros e Mais!
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi
    eu li esse livro e gostei muito, mas acredita que nao vi o filme, preciso ver!
    achei muito legal o box dessa serie que foi lançado
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/
    bjos

    ResponderExcluir
  4. OMG, eu não acredito que eu já assisti ao filme e não sabia que existiam 13 volumes de livros para este filme '-' Me sinto uma idiota dps dessa! kkk
    Adorei a resenha! Aprendi algumas coisas!

    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Oie Fabi,

    Sempre vejo essee livro por ai, mas sinceramente nunca tive a menor curiosidade de lê-lo, e muito menos sabia que tinha filme, mas até que o livro parece ser legal.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana!!
    Eu ainda não vi esse filme, mas com certeza vou ver :)
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Oi Jonas!
    Gostei da sua resenha com os desenhos dos personagens!
    Esse foi o único livro da série que li, mas achei meio depressivo, nem tive vontade de continuar.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Jonas,

    essa é primeira resenha sua que leio , e amei de paixão! Já li toda a série e gostei muito! Também não me conformo com adaptação que fizeram, que apesar de ter ficado razoavelmente boa, ficou faltando muitas partes!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Flor, definitivamente seu post me deixou confusa.
    Nunca tive a intensao na verdade, mas achei o filme uma gracinha ahaha
    beeijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu já assisti ao filme e sabia que tinha os livros, mas fiquei chocada ao saber que todos os volumes foram compactados naquele único filme oO
    É isso mesmo?

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura

    ResponderExcluir
  11. Eu não li os livros, mas amo o filme.
    Eu sabia que todos estavam no filme, quando procurei os livros para comprar.
    Não comprei, o box é caro.

    Mas parabéns pela resenha.

    Bjos!
    Cida
    @c_i_d_a
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  12. Mesmo com essa coisa de não ter final feli eu amei o livro, adorei as deventuras dos irmãos, mas fiquei com pena deles por que eles não merecem passar pelo que passaram.
    O filme também é uma delícia, é a adaptação só dos três primeiros volumes, confesso que gosto mais de adaptações mais fiéis as obras literárias, mas o filme é uma graça.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu post, de verdade. Amo essa série, pelo menos os exemplares que li, e acho que no filme vai até o lago das sanguessugas só. O serrarria baixo astral n está no filme, por exemplo - por enquanto só li até ele. ^^" Adorei mesmo o post.

    Beijos
    @Pollyanacampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Rá! Olha a desinformada aqui. Não conhecia o livro, muito menos o filme, mas até que parece ser bastante interessante, me chamou atenção. Quem sabe um dia né.
    Parabéns pela resenha
    Beijos
    Bruh-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -