Populares

Escrito por: Mayumi janeiro 14, 2013


A atração pode ser fatal. Mas a fantasia faz parte do encantamento.

Existem pessoas normais em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais. Existe uma explicação para isso. Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se. Causando loucura. E MORTE.

Livro: O Inverno das fadas.
Autora: Carolina Munhoz.
Páginas: 304
Editora: Fantasy - Casa da palavra
Classificação: 


Resenha:
Sophia Coldheart é uma fada da dimensão de Fairyland, mais especificamente uma Leanan Sídhe, uma fada que inspira seres humanos com talentos para chegarem ao auge de suas carreiras e o auge de seu potencial, porém isso tem um preço, ao mesmo tempo ela se alimenta de sua energia até não sobrar mais nada de sua alma e depois ela abandona suas vitimas que acabam se suicidando. 
Não que seja um fardo fácil de se aguentar, ser uma Leanan Sidhe significa seduzir e conquistar humanos e faze-los se apaixonarem, ser amante deles e depois acabar simplesmente perdendo-os para a morte por causa de sua própria natureza. É assim que elas vivem, e se apaixonar para uma Sídhe significa a morte. Elas não podem ter qualquer envolvimento amoroso sem o perigo de matar alguém, mesmo sendo os de sua própria raça. É um fardo pesado oque elas carregam.
A personagem principal é uma fada que já tivera inúmeras vitimas, não se orgulha do que faz e tem o coração gelado. Neta do governador Annwn, ela é filha de uma Leanan Sídhe com um elfo, e é uma fada muito poderosa e bela.
A história começa a ser contada no ano novo das fadas, em Samhain. A fada recebe o chamado de um jovem poeta e escritor, mas estranhamente ela sente que á algo de diferente no rapaz, e depois de decidir ir á terra seduzi-lo ela acaba se surpreendendo.
William Bass é muito diferente de todas os humanos que ela havia se relacionado, ele tem certo poder sobre ela e a deixa realmente encantada, faz Sophia perder o controle sobre a situação.
Sophia acaba se apaixonando pelo humano que parece ter algo a mais, algo diferente do resto de suas caças, e começa a inspira-lo e a sugar sua energia aos poucos. Eles passam momentos juntos e iniciam um relacionamento, mas Sophia sabe bem como as coisas vão acabar.
Ela começa a perder o controle da situação, seu avô e seus amigos tentam impedi-la de continuar com o relacionamento que pode acabar com sua vida eterna, mas ela acaba por se entregar ao amor e começa uma corrida para encontrar um jeito de salvar a vida de seu amado, que já começa a esvair-se do corpo.
Apesar de encontrar uma forma de salvar a vida de Willian, essa única forma implica muitas coisas e Willian não aceita, a partir daí a fada começa uma corrida para salvar a vida de seu amado, lutar contra a morte, uma entidade do mal que quer sua alma imortal e muitas outras surpresas que a autora preparou para o final do livro. Leiam O inverno das fadas e aventurem-se nesse mundo encantador e perigoso.


Trecho:
“ Minha musa, com quem tanto sonho, mas nunca encontro.
Como é lindo olhá-la dormindo, serena, sem se preocupar com este vasto mundo.
Minha menina sonhadora, mas guerreira, que enfrenta as dificuldades como líder, mas é simples o bastante para andar descalça no barro molhado, cometer loucuras juvenis, ser notada por homens velhos, sentir a chuva bater na face, comer um bolo com muita cobertura e se apaixonar por um completo estranho. Minha santa que assusta, mas segue em frente, ainda que o desconhecido lhe cause medo. Sua sinceridade nas palavras e gestos me envolve todos os dias.
Vejo você tão perto, formosa, deitada na cama, cabelos loiros brilhantes esparramados no travesseiro branco. Tão sensual, com um pequeno brinco de pérola a brilhar. Parece até pintura, de tão graciosa. Poderia ficar horas analisando a perfeição devina.
Porém, está tão distante, em outro lugar, outra dimensão, que não consigo penetrar, a fim de, finalmente, chegar perto de um ser tão encantador como você. Como gostaria de estar em seus sonhos, nas lindas passagens que imagino ler aquele conto de amor eterno, que nos faz esquecer da vida e me traz mais perto de ti.
Você, minha amada, é o tipo de mulher que os homens gostariam de carregar no colo. Isso é a coisa que mais quero na minha vida. Quando irá me permitir realizar tal desejo?

Critica: 

 Carolina Munhoz foi tradutora da Alyson Noel no bate papo da bienal do livro no estande do Submarino, e quando vi seu livro no estande da Leya achei a capa do livro bonita e chamativa, mas com tanto lançamento no mercado literário e com a loucura do evento acabei nem dando uma chance para a obra. Depois quando li a sinopse do livro achei a história interessante, até porque já havia lido um conto meio parecido com a história da Carolina.
O livro apesar de ser nacional não parece em nada com qualquer livro que eu já tenha lido, por isso não tive preconceito contra a obra apesar de ser nacional, realmente dei uma chance para ver oque achava de O inverno das fadas, que é um livro que divide opiniões.
E quanto à obra, vamos lá. Acho interessante esse detalhe das obras dela e do Rafael Dracon, de sempre atribuir referências relacionados à cultura pop e rock. A introdução do livro de O inverno das fadas já deixa o leitor com muitas expectativas em relação à obra, o titulo dos capítulos são nomes ou trechos de músicas de diferentes gêneros de cantores e bandas, dez de Adele, Linkin Park até Adam Lambert. Há a letra em inglês e a tradução embaixo. No final da obra nos agradecimentos conhecemos um pouco mais da história da autora, vemos a tradução de algumas músicas que aparecem durante a história e vemos o título das músicas e dos cantores dos capítulos.
Carolina Munhoz escreve muito bem, a história flui e não parece nem um pouco que quem escreveu o livro foi uma brasileira, não que eu tenha preconceito por obras nacionais. A história da personagem principal tinha tudo para ser ótima, mas acho que Carolina pecou em alguns sentidos. Primeiro acho que ela tinha tantas ideias boas para o livro que acabou por apressar a história e nos pontos mais quentes acaba deixando fria e sem os sentimentos que ela queria transmitir para o leitor. Além disso não dá para sentir o amor dos dois personagens principais.  A história que tinha a intenção de ser para adolescentes acabou por ser mais adulto pela forma explicita e meio bruta que praticamente todos os personagens pensam, o livro tem cenas de sexo, não são muitas mais elas existem, e apesar de não ser um livro erótico são explicitas e bem descritivas. Além disso, tem até uma cena de um beijo entre duas mulheres. Achei importante colocar estes detalhes na resenha, mas eu particularmente gostei destes detalhes da autora, que mostrou ter a mente bem aberta ao escrever sua história e usou muito sua criatividade.
Apesar  de tudo, ela soube como escrever um grande final e os últimos capítulos da história são maravilhosos, surpreendentes e com grandes reviravoltas. 

Autora:

Carolina Munhóz (23 anos) é jornalista e autora de livros de fantasia Young Adult.
CAROLINA MUNHÓZ é jornalista e romancista, além de integrante do Potterish, um dos maiores sites de Harry Potter do mundo. A autora foi eleita como melhor escritora jovem de 2011 pelo Prêmio Jovem Brasileiro.
Aos 11 anos aguardou sua carta para Hogwarts, mas ela nunca chegou. A partir dos 18 se aventurou por diversos países como Inglaterra, França, Itália, Suíça e EUA, onde teve a oportunidade de conhecer os atores de Harry Potter.
Suas aventuras chamaram a atenção de meios de comunicação como Folha de São Paulo, Estadão, TV Cultura e Disney Channel. Foi destaque da Revista Época, ao lado das escritoras Cassandra Clare e Alexandra Adornetto e da rádio Record de Londres.
Atualmente é escritora em tempo integral e viciada em redes sociais.



{ 9 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. Esse livro tem sugestões positivas e negativas, mas ainda assim digo que ele deve ser lido.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu acho a capa desse livro linda
    eu to em duvida se leio ou nao ele no momento.eu ja tneho em casa..só estou com medo de nao curtir mt sabe

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto mto da escrita da Carolina. Ela vem crescendo como autora e O Inverno das Fadas veio pra provar isso. Concordo com vc que em algumas partes o ritmo poderia ter sido mais devagar, mas eu me apaixonei pela história, ainda assim! rsrs
    Beijos,
    Nica
    http://nicasdrafts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    To com esse livro aqui na fila pra ler!
    A capa é muito bonita tb

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bom?
    Eu já ouvi falar muito da Carolina e tenho muita vontade de ler esse livro, mas confesso que sua crítica me desanimou um pouco. É bom que a escrita dela seja fluida, mas o fato de correr muito e deixar as coisas um pouco frias me incomoda um pouco.
    Mas acho que vou acabar lendo do mesmo jeito.

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  6. Nossa... Tem muito tempo que passei por aqui. ;S
    Ainda não li nada da autora, mas todas as resenhas que leio são positivas, o que faça que eu me interesse. Fiquei curioso agora.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  7. Vi esse livro numa livraria aqui de Porto Alegre e me encantei. Já conhecia a Carolina e quase comprei um exemplar só que estava com receio de lê-lo devido a história...mas lendo sua resenha já me interessei um pouco mais.
    Parabéns!
    Gostaria de saber quantas pessoas colaboram com o Stealing, pois somos parceiros e gostaria de conhecê-los melhor...Se alguém puder me passar um e-mail...
    Xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    gostei da sua resenha fiquei com vontade de ler esse livro agr *-* parecer ser muito bom.

    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Quero me aventurar nesse inverno e conhecer a escrita da Carolina.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -