Populares

Escrito por: Jonah setembro 04, 2012


E se você começasse a ter premonições macabras?
E se elas começassem a se concretizar?

Alma tem 17 anos, e nada em sua vida difere das meninas de sua idade: escola, programas com seu grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra. A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno - antes de acontecerem. Coma letra dela. Que não se lembra de ter escrito nada. Quem é Alma, na verdade? Quem é Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo? E como impedir que as forças do mal se aproximem dela e de quem ela ama?


Livro: Escuridão (My Land #1)
Autor: Elena P. Melodia
Editora: Suma de letras
Páginas: 327
Classificação: ★★★★★ (5/5)


E se você visse a fotografia de uma menina igual a você?
Seria apenas uma sósia ou algo mais sinistro?

Alma tenta, mas não consegue escapar de uma excursão da escola. Ao comparecer a uma exposição de fotografias com a turma, vê o retrato de uma menina idêntica a ela. Como pode uma sósia ser idêntica em TUDO - até nas roupas? Morgan, seu melhor amigo, está desaparecido, mas colegas e família parecem não se dar conta. Seu comportamento é bastante estranho. Quando reaparece, ele maca um encontro com Alma num esconderijo subterrâneo debaixo de um velho aqueduto. O que ele quer contar a ela? Teria algo a ver com os assassinatos que ocorrem na cidade? E com as vozes na cabeça de Alma? E seriam todos esses mistérios indícios de algo ainda mais surpreendente sobre a própria origem de Alma e Morgan?


Livro: Sombra (My Land #2)
Autor: Elena P. Melodia 
Editora: Suma de letras
Páginas: 338
Classificação: ★★★★★ (5/5)

Olá pessoal, tudo bem? Vim aqui apresentar a primeira Resenha Dupla do blog. Vocês devem estar se perguntando, mas o que diabos é isso? Resenha Dupla é quando se é resenhado dois ou mais livros de uma série em uma resenha só, ou então quando dois membros do blog leem o mesmo livro e fazem uma resenha junto expondo opiniões diferentes. Gostaram da ideia? Então segue a primeira resenha!

A trilogia
A trilogia de nome My Land, compostas pelos livros Escuridão, Sombra e Luz (ainda não lançado no Brasil), é uma história fictícia italiana de gênero urbano, que abordam vários temas sobrenaturais, desde premonições até seitas satânicas. A história tem cenários atuais e de fácil identificação como a escola e pequenos dramas vividos em casa. Apesar de inicialmente não dispor de muitas respostas, a trilogia My Land promete literalmente sufocar os leitores e principalmente fazê-los desejar por mais, muito mais!

A história
Em Escuridão conhecemos Alma, uma garota de 17 anos, que apesar de ser muito bonita não tem nem um pouco de personalidade. Imagine ser popular e detestar abraços e coisas do gênero. É uma pessoa fria, resumindo. Alma vive sempre rodeada de seu estranho grupo de amigas, Seline: a alegre e curiosa, Naomi: a mais viva e equilibrada, e por fim, Agatha: a outsider. Elas simplesmente se juntaram e decidiram seguir os passos de Alma e é assim que as coisas são, não por decisão de Alma, mas sim delas mesmas e essa é a força da amizade entre as quatro. Ainda nesse cenário já escolar, encontramos também Morgan, que não é apenas um garoto bonito de olhos violeta, mas sim um garoto que tem um quê a mais. Sobre a família de Alma, temos Jenna, uma mãe não muito diferente das outras, deixada pelo marido, Jenna cuida de seus três filhos, Alma, Lina, que é muda por trauma e tem um carinho enorme por Alma e esse carinho com certeza é retribuído, e Evan, um adolescente rebelde que só tem como objetivo atingir a maior idade, fascinado por piercing e preto, Evan é guitarrista em uma banda. Ah, já ia esquecendo de seu padastro, Gad, que não há muito a falar sobre, é apenas um sujeito que é dono de uma lanchonete. Até aí tudo encontra-se nos trilhos, afinal ninguém é perfeito, até que por impulso Alma compra um caderno roxo, algo que mal sabia ela iria desencadear uma onda de conflitos em sua vida, afinal, não é todo dia que se acorda com um caderno ao seu lado com um conto de assassinato escrito por você sem que você nem ao menos se lembre, não é mesmo? Você está errado! É por isso que Alma viria passar dali adiante e o terrível de tudo isso é que não eram contos, mas sim acontecimentos que viriam ocorrer dias depois de serem sonhados por Alma. Essa não é o único problema de Alma. Ela sente que seu grupo começa a se distanciar, isso em consequência a vários problemas, a maioria deles terríveis. Há momentos em que é quase impossível acreditar naquilo que está lendo. O primeiro motivo é com Seline, que foi humilhada por um garoto com quem saía, resultando em distúrbios alimentares, até aí tudo bem (acreditem, está tudo bem mesmo), Naomi começou a se envolver com um cara muito estranho com quem Alma logo não simpatiza e Agatha , que vem se mostrado muito grossa, parece esconder um terrível segredo. Esperem o pior de ambas as partes, sério. Voltando as previsões, Alma precisa correr contra o tempo para descobrir mais sobre esses assassinatos que agora mostram-se ser ligados a apenas assassino e para isso conta com a ajuda de Morgan, que ao estilo Angel (Buffy The Vampire Slayer) sempre aparece no lugar certo e na hora certa. Não pensem que Alma confia em Morgan de cara, é preciso de muito para que exista uma total confiança e isso não acontece necessariamente em Escuridão. O livro termina de forma inesperada e nada resolutiva. Só deixa uma curiosidade GIGANTESCA para que rumo a história tomará. 
Minhas histórias sempre vem de experiências passadas por mim mesma. Eu imploro para sonhar com meus personagens. E o sonho nasceu. Eu sofro de sonambulismo: eu me levanto à noite, acendo a luz, falo, tudo de olhos bem abertos. Então, na manhã seguinte, não me lembro de nada. Mesmo Alma, a protagonista de Escuridão, ela sonha, mais perto do pesadelo, apenas para descobrir o que ocorre na realidade. Alguns sonhos são como avisos.
Elena P. Melodia sobre as premonições de Alma

Eu sou do tipo de leitor que sempre quer entender qual é a grande questão da história, por isso não me dou bem com mistérios, eles me sufocam, e apesar disso amei o livro Escuridão, tanto é que quando o vi por apenas R$5,00 no estande da editora Suma, tive que comprar, afinal eu só tinha a primeira edição e fã que é fã tem que ter tudo. Porém fiquei com um certo receio com a sua continuação porque apesar de todo o clima de suspense, todo os mistérios criados durante a trama, não temos nenhuma resposta e meu maior medo era o segundo livro (Sombra) também ser assim, porque, além de me deixar enlouquecido de curiosidade, teria que esperar a editora lançar o último livro da trilogia. É com grande alegria que afirmo que Sombra não segue essa linhagem.
Alma, no final do primeiro livro, é uma menina muito diferente do início. Suas falsas certezas, dão lugar a novas perguntas mais sólidas que ela vai tentar encontrar uma resposta. E em Sombra, o seu modo de pensar e agir também muda. E toda a história toma um rumo decididamente inesperado.
Elena P. Melodia sobre Escuridão e Sombra

A quem está acostumado a ter aquele flash back do primeiro livro no início de sua continuação, pode esquecer, pois já começamos Sombra com o clima de mistério no ar, nada de lembranças, apenas o presente. Um dos personagens secundários da trama é o "Homem-anjo". Ele quem vendeu o famoso caderno roxo para Alma e está morto. Quem o matou? Um master, bem diante dos olhos de Alma. O que é um master? Leia e descobrirá. As coisas agora ficam cada vez mais difíceis para Alma, principalmente pelo fato de agora não ter Morgan para responder suas inúmeras perguntas sobre o que diabos está acontecendo. Ela que já não é mais a garota chata, essência que foi perdida ainda durante o primeiro livro, se vê sozinha. Tudo começa em uma excursão da escola, exposição de um famoso fotógrafo, onde Alma se depara com uma fotografia que mostra uma garota idêntica a ela, foto que era da filha do fotografo que junto com três amigas cometeu suicídio. Logo após isso, o fotografo aposentou-se. Alma liga os fatos com algo que aconteceu com ela coincidentemente dias após o suicídio da menina, fatos referentes ao acidente de carro que Alma sofreu com duas amigas que morreram. Apesar desse fato curioso gritando em sua mente, Alma tenta continuar lidando com a vida e com seus problemas que vão desde Morgan a relação com a família. Eu honestamente esperava que Sombra já começasse com respostas, mas adivinhe só? São criados mais mistérios, mas não se assustem, eles serão respondidos. Ao menos a maioria deles. Se lembra do garoto que humilhou Seline? O nome dele é Adam e inesperadamente ele ganha um espaço em Sombra de uma forma que faz o leitor pensar: ele está querendo substituir Morgan. Adam que paga o preço pelo que fez e mais um pouco, quer se redimir de qualquer forma não só com Seline, mas principalmente com Alma. Ele está sempre seguindo Alma (escondido), e sempre aparece nos momentos errados que também são os certos, principalmente pelo fato de Alma precisar de ajuda e não obtê-las. Mas e quanto as amigas de Alma? Su-mi-ram, não literalmente claro. Conforme as amigas de Alma vão resolvendo suas tristes pendencias do livro anterior, elas meio que se tornam bem secundárias, onde a que mais aparece é Agatha, que apesar da sua situação atual (me segurando para não contar), contribuí com que Alma descubra certos enigmas. A história literalmente parece correr, não através da quantidade de páginas, mas as situações em que Alma é envolvida e isso é sufocante, pois o leitor precisa de respostas, até que o mundo de Alma literalmente para quando ela escuta a voz de Morgan no telefone querendo encontrá-la para finalmente esclarecer tudo e não é logo de cara que o leitor pode expirar os ares não porque há muita coisa para acontecer, mas sim é nesse encontro que incia-se a resposta para tudo e novamente peço para que esperem o pior!

Com muita ação e finalmente pancadaria, terminamos Sombra de forma muito trágica e novamente nada resolutiva para certos mistérios. Decididamente Sombra é melhor que Escuridão, exceto pelo fato de que não temos tempo para respirar com o desenrolar da história que te prende a todo instante. A expectativa agora é aguardar o último capítulo dessa história tão interessante e sinceramente não imagino um fim para a história de Alma.

Estudo sobre as obras

A trilogia My Land até certo ponto foi um livro que mostrava coisas que eu realmente acreditava, não vou dizer que seja fé, porque fé é uma palavra forte associada principalmente a religião. Meu ponto de vista é se acreditamos no bem, obrigatoriamente devemos acreditar que exista um mal, independente de temê-lo. Escuridão nos apresenta uma explosão de fatos e apenas respostas fragmentadas, onde um desses fatos é a questão da existência de uma seita satânica algo que pra mim é o primeiro fator verídico, não no contexto da história, mas sim trazendo ao que realmente acreditamos, pois de fato existem seitas satânicas por aí, e a quem não acredita, nenhuma delas vai sair por aí gritando que é satanista, então como essa é uma opinião própria cabe a vocês leitores decidirem se acreditam ou não. Outro fator, o mais implícito, alias, é a questão da possessão. Eu não só acredito como tenho certeza que de fato exista, porém muita coisa mudou desde O Exorcista (Warner Bros., 1973) e possessão ficou deveras banalizada e difícil de acreditar. O mal só toma conta de algo se permitido ou através de elos mais fracos, isso é um fato religioso do qual também ouso acreditar. O único e principal fator em que a veridicidade é duvidosa a mim é a questão do caderno de Alma. Alma tem premonições macabras durante os sonhos e ao acordar encontra todo o ocorrido em seu caderno com sua caligrafia. Premonição não passa de uma sensação de que algo vá acontecer e muitos mitos giram em torno disso, desde Titanic até Mamonas Assassinas, então eu acho que só quem realmente vivencia esse tipo de experiência pode dizer se isso é real ou não, o difícil vai ser convencer alguém de sua palavra. Futuramente vamos descobrir que o que Alma escreve não é resultante a premonições, mas sim a ligação da alma dela com outra, mas será que isso realmente existe? A religião espírita acredita no encontro de almas, e o que seria isso? Encontro de almas é quando duas pessoas que se apaixonam em outra vida se reencontram para viver esse amor novamente. Eu tenho muitas dúvidas sobre a doutrina, então prefiro não me arriscar falando alguma besteira.

Como disse no inicio, acreditava em certo ponto, porém não se assustem, pois isso não torna o livro nem um pouco desinteressante, pelo contrário, eu creio que o início das respostas para esse grande mistério foi algo realmente genial da parte da autora, pois existem poucos livros que abordam tantos temas como mistério, terror, suspense e mais alguns outros que se eu falar vai deixar a desejar a leitura. Para concluir esse, pode-se dizer estudo, quero dizer que existem tantas coisas entre o céu e a terra que até vendo não conseguimos acreditar e as vezes se pesquisamos fica mais irreal ainda, mas prender-se ao real e não absorver nada do irreal, nada daquilo que não acreditamos, torna a vida um tédio literário, então entregue-se ao desconhecido!

As capas brasileiras


Assim que tive em mãos a primeira edição do livro Escuridão, fiquei orgulhoso com o trabalho que a editora Suma de letras teve com a capa, pois além de ter mantido a original eles a fizeram fosca e com o nome laminado. Esse meu orgulho duraria pouco já que um tempo depois a segunda edição seria lançada com uma capa diferente.


Não vou mentir para vocês em dizer que se visse o livro com essa capa não compraria. Não tenho preconceito algum com os livros da escritora Cecily Von Ziegesar, mas a capa me lembrou muito um de seus livros do qual não me interesso então com certeza não compraria, sem contar que a frase de impacto mostrada na capa é: “Pleno de fantasia e romantismo”. Que tipo de frase é essa para a capa de um livro de suspense? Mas de que importa a capa quando o livro é bom, não é mesmo?

Decididamente não, principalmente para quem nunca ouviu falar do livro. A editora anuncia e divulga a capa de Sombra onde vemos outro desastre. A capa que mostra uma suposta Alma e um suposto Morgan, segundo todos que viram eu com o livro, disseram que pensaram que o livro era sobre vampiros, Crepúsculo ou algo do gênero, porque a menina da capa lembra a atriz Kristen Stewart. Eu não acho, e vocês?

“Embora não seja uma grande fã de vampiros e lobisomens, eu acho que Meyer tinha uma idéia muito clara, a de “vampiros-do-bem” e ela teve o mérito de ter tido milhões de leitores, incluindo leitores fracos ou não leitores”
Elena P. Melodia sobre a saga Crepúsculo

A única coisa que melhorou foi a frase de impacto da capa, apesar de ser um pouco exagerada: “Capaz de aterrorizar até mesmo um adulto e fazer ressurgir nele o garoto que foi um dia.”. Só perdôo a editora porque essas frases são retiradas de resenhas feitas por revistas famosas, nesse caso a Vanity Fair.

Capas do primeiro livro da trilogia: Escuridão



Capas do segundo livro da trilogia: Sombra



Estou super preocupado com a capa do último livro da trilogia: Luz, e espero honestamente não me decepcionar novamente com a editora, que inclusive entrei em contato refente a existência de uma previsão para o lançamento de Luz. A editora me informou que será lançado no primeiro trimestre de 2013 (Que longe poxa!).
“O último livro intitulado Luz, representa o ápice da história, em que Alma virá após ter lutado por ela mesma e por todos os outros, contra o mal que os oprime. É o confronto final. Com um final surprendente.”
Elena P. Melodia sobre o último livro da trilogia, Luz.


Resumindo: Escuridão e Sombra são livros ansiosos, que deixam a desejar propositalmente, prende o leitor da primeira até a última página e principalmente causa uma percepção enorme para com o mundo, que vem cada vez mais se colorindo em tons de cinza, e isso é exatamente o que vem acontecendo com a sociedade. 

"Você o odeia, diz minha cabeça. Precisa matá-lo. Um só golpe. Mate-o! Mate-o!"
Escuridão, página 276
"Paz e escuridão para sempre. A respiração me falta, mas não é ruim: pernas e braços presos numa massa que parece sólida a meu redor. Isso também não é ruim. É como se aliviar da vida que queimava nas minhas veias com a violência de um fogo inimigo"
Sombra, página 222



Fontes de apoio utilizadas para essa resenha:

{ 14 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. Oi! Aah, eu adoro mistérios! Muito interessante a série!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  2. Você comprou por 5 reais?! Porque essas coisas não acontecem por aqui...
    Tenho muita vontade de ler esses livros. Esses assuntos sobrenaturais me interessam e muito!
    Particularmente não gosto das capas brasileiras. Também acho a guria da capa de Sombra idêntica a Kristen.
    Adorei sua resenha dupla! Espero que tenha mais.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha e quero ler os livros ^^
    Quero mesmo, é bem meu estilo, e quando lembro de Angel então.. (suspiros) hehe
    Adorei mesmo a resenha, legal fazer uma resenha dupla

    bbjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor! Eu tbm já li escuridão, mas particularmente detestei. Achei o livro extremamente parado e a Alma uma menina totalmente sem noção. Ela só me decepciona a cada página e eu não acreditava como ela podia dar prioridade a coisas nada a ver qnd varias coisas terríveis, como os assassinatos, aconteciam. Como vc bem disse, o livro não tem resposta alguma, o que me deixou mais decepcionada ainda. Mas como coloquei na minha resenha, ainda pretendo dar uma chance à serie e ler sombra. Pela sua resenha parece que pelo menos nele temos algumas respostas e não é parafldo como o primeiro. Se bem que vc gostou de Escuridão, então era meio óbvio que vc tbm faria uma resenha positiva de Sombra. Mas já pretendia dar uma chance à série. Escuridão achei realmente muito ruim, tanto que demorei mais de um mês pra ler, pois sempre que tinha que dar uma pausa na leityra, não me animava em voltar e ficava dias sem pegar no livro. Foi um das leituras mais arrastadas que tive, mas espero que Sombra não me decepcione tbm. Um super beijo e ótimas resenhas!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laisy, realmente se torna improvável acreditar que Sombra seja bom se gostei tanto de Escuridão. Porém posso lhe garantir que Sombra decididamente fará tudo valer a pena, pois além de iniciar-se no clima de Escuridão, como disse termina de forma sufocante e avassaladora!

      Boa Leitura
      Jonas

      Excluir
    2. E ahhhhhh!!! Desculpa ter começado a resenha te chamando de flor! Rs... É pq como comentei pelo cel, não aparecia que foi vc, Jonas, quem tinha feito a resenha. É pq como tenho contato só com a Fabi, e não vi que tinha sido vc, automaticamente achei que a resenha era dela. Sorry!

      Um beijo!

      Excluir
  5. Parabéns pela resenha! Achei bem interessante os fatos que ocorrem em ambos os livros, realmente o livro já conquista o leitor com esses misterios e situações, mas sinceramente, a única capa que gostei foi a primeira de Escuridão, as demais, achei mornas. No entanto o livro pela suas palavras é de tirar o folego!

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler a série, mas ainda não pude.
    Achei interessante sua resenha.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabi!
    Algo nesses livros nunca me chamaram a atenção (acho as capas horrorosas!!), mas não custa dar uma chance, né?
    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos
    *Já tem post novo! Comenta? *-*

    ResponderExcluir
  8. Achei legal essa ideia de resenha dupla! Sobre o livro, esse ar misterioso me chama bastante a atenção, só não sei se gostara tanto da leitura assim. Quem sabe eu leia quando tiver a oportunidade.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. ah eu gostei muito da resenha
    além de bem escrita me deixou com vontade de ler os livros
    cara q capas mais lindas essas vi e e nem conhecia nenhum desses livros

    ResponderExcluir
  10. jura? mistério e pancadaria no final? preciso começar a ler urgente essa série
    Eu tenho o primeiro livro, mas preciso do segundo para não roer as unhas rs
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Que ótima resenha! Puxa R$5??
    Ah eu comprava, apesar de estar mantendo distancia de YA, gosto mais de New Adult^^
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, realmente me deixou curiosa em relação a história *-* mesmo sendo um post gigante, você conseguiu expressar a sua opinião muito bem, e acho que vai demorar para eu ler uma resenha tão boa quanto essa u_u. Sério, adorei! e agora estou ainda mais curiosa para ler essa trilogia, do meu ponto de vista, macabra *.* ahusihdiuashdiuahudihiuasd.

    Beeeeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -