Populares

Escrito por: Mayumi agosto 16, 2012


Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais. 



Livro :Antes que eu vá
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 358
Classificação: ★★★★ (5/5)


Resenha:

Samatha Kingston tem uma vida praticamente perfeita; ela e suas amigas são as meninas mais populares do colégio, sempre fazem o que querem e saem impunes. Ela namora um dos garotos mais bonitos do colégio, tem as melhores amigas ao seu lado e elas fazem o que querem sem medir as consequências. Mas no dia 12 de Fevereiro, um dia que deveria ser apenas mais um, acaba sendo na verdade o dia da sua morte. Ao voltarem de uma festa a noite, durante uma chuva, sua amiga que estava dirigindo perde o controle do carro e acaba  batendo, no acidente Sam acaba morrendo. 
Mas apesar disso, depois do acidente e da escuridão que cercou Sam, ela acorda novamente em sua cama com o despertador tocando como se nada houvesse acontecido, até ela descobrir que é novamente 12 de Fevereiro. Inicialmente ela acorda achando que teve um sonho, e como o dia decorre do mesmo jeito que ela havia vivido, ela tenta evitar o acidente, até perceber que não há nada que ela faça que possa evitar a tragédia, e mesmo que ela salve a si mesma e suas amigas da morte, alguém acabará morrendo. Então, Sam percebe que ela ganhou uma nova chance para concertar todos os seus erros do passado, todas as ações que afetaram a vida de outras pessoas e trouxeram más consequências. Na verdade 7 segundas chances, e mesmo assim Sam não tem certeza que não vá ficar repetindo incessantemente aquele dia por toda a eternidade, mas ainda sim ela tem esperanças de mudar o rumo das coisas.  
No meio disso tudo, tentando concertar todos os erros que ela e suas amigas cometeram, mudar a trajetória dos acontecimentos de sua vida, ela descobre muitas coisas que não sabia, ela conhece um pouco mais de cada pessoa que pelo mal julgamento de suas amigas e pelo bullying que sofreram acabaram prejudicadas, e percebe quem nem tudo é o que parece. Descobrindo lados de pessoas que ela não conhecia e segredos até mesmo de suas amigas, Sam Kingston tem uma reviravolta assustadora no modo como ela pensava que eram as coisas, no modo como ela enxergava as coisas. 
Só depois de morrer Sam para de ser a menina superficial que ela havia se tornado depois de ter subido na escala social e ter ficado popular. Só depois ela começou a ver quem ela era antes, quando ainda não era popular e não tinha muitos amigos, quando ainda era ela mesma e dava valor para sua família, passava mais tempo com seus pais e valorizava o contato que tinha com a sua irmãzinha. Após sua morte e depois de reviver tantas vezes o mesmo dia e ver em tantos ângulos diferentes seus erros, ela percebe o verdadeiro sentido da vida e começa a valorizar tudo á sua volta, a ver o que ela perdeu e o que deixou para trás, tentando agarrar-se a todo custo a vida, tentando voltar a ter a vida que perdera.  E mesmo ela tentando consertar as coisas e salvar a vítima principal da história, ela percebe que nem tudo acaba sendo do jeito que você esperava, mesmo você fazendo uma boa ação, isso não quer dizer que terá uma boa reação.
E por fim; vamos falar sobre o bullyng. Juliet Sykes é uma das principais vítimas do bullying que Antes eu vá nos aponta, junto com Kent e Anna, mas Kent até que lida bem com a situação, Anna é uma garota forte, já Juliet é quem mais sofre.  Juliet é um garota loira e pálida, sempre se escondendo atrás dos cabelos loiros, ignorando a tudo e todos sempre. As amigas de Sam a perseguem desde de sempre, colocando apelidos horríveis nela, espalhando boatos e a envergonhando na frente de todos. Ela é uma das principais missões que Sam tem, um dos erros que ela precisa concertar.


Crítica:
A meu ver, Antes que eu vá, foi uma leitura muito boa, diferente, envolvente, apaixonante, tocante e triste, além de ser um daqueles livros maravilhosos que realmente lhe ensinam algo sabe? Que fazem você parar e refletir. De certa forma me lembrou um pouco Os 13 porquês. Apesar de Os 13 porquês se passar do ponto de vista da vítima de bullying, existem certas semelhanças, talvez seja por ambas terem passagens parecidas ou talvez seja o modo como a personagem principal pensa e vê as coisas, ou ainda pelas injustiças e maus-tratos que o livro claramente nos mostra, aponta os nossos erros e acertos e nos ensinando muitas lições, uma delas é não julgar pelas aparências, não seguir com o fluxo, não ser influenciado e principalmente no impacto que as suas ações tem em cada vida que está a sua volta. 
Amo livros com temática sobre vampiros, anjos e principalmente distopias, mas nada supera uma história adolescente  que tem uma boa mensagem, é envolta de mistérios e drama, uma leitura que decorre rapidamente e deixa um gostinho de quero mais. Apesar de já ter visto o livro a muito tempo, a verdade é que nunca realmente reparei nele até o dia em que li delírio e apaixonada pela forma como Lauren Oliver escreve, descobri esse outro livro da escritora também publicado aqui no brasil e depois da entrevista que o blog conseguiu simplesmente não resisti.  Fico surpresa em como a escritora conseguiu desenvolver tão bem a história em um livro que na minha opinião é pequeno e tem relativamente poucas páginas. Acho que o único ponto negativo nessa história é que a personagem principal se vê no meio de uma teia de acontecimentos e conflitos que seguem o mesmo rumo repetidas vezes. O fim apesar de triste não deixa a desejar, apenas para pessoas que gostam de finais felizes e românticos e isso não é o que tem em Antes que eu vá. O livro  não tem lobisomens, vampiros, anjos ou qualquer tipo de seres sobrenaturais, o tema central é a morte, a redenção e o perdão. Uma história adolescente que trata-se sobre problemas comuns dos quais todos já passamos ou ainda iremos passar na vida. A personagem principal possui uma das personalidades mais apaixonantes de todos os livros que já vi, não somente recomendo a leitura, como acho que todo mundo deveria ler um livro como este, ao menos uma vez na vida. E por fim, apesar de o dia em que a personagem principal morre se repetir 7 vezes e os mesmos problemas lhe perseguirem, nos 7 dias ela muda todo o rumo das coisas e isso não torna o livro cansativo.

Book Trailer:


Capa Original:

{ 13 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. Parabéns pela resenha Mayumi! Estou ansiosa para ler Antes Que Eu Vá! Beijos!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Fabi,
    Eu achava que esse livro iria ser bem chatinho, mas pelo que voê escreveu ele parece ser mto bom :)
    Adorei!!

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Que bom que gostou, mas esta bela resenha foi escrita pela Mayumi, todos os méritos são dela.

      Bjos.

      Excluir
  3. Sempre tive MUITA vontade de ler o livro, porém a oportunidade nunca surgiu... Muitas pessoas dizem que não gostaram, mão mesmo assim ainda quero ler!

    Bjs
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua critica, só me fez querer mais o livro...
    agora só falta ganhar de presente ^^

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mayumi!
    Tb adorei sua crítica! Tinha vontade de ler esse livro, não sabia que se tratava de bulling tb...geralmente coisas do cotidiano costumo deixar pra ler em um tempo remotamente distante. Vou esperar ganhar de presente quem sabe eu leio.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi May!
    Fiquei surpresa com a resenha, não imaginava que o livro carregasse mensagens para a vida, gostei muito, ótima resenha como sempre.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela crítica,me deixou com muuuuuuuuuuuita vontade de ler!!!
    Não dava nada pelo livro,agora estou louca para ler.Beijos!!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  8. Desde que vi o livro e li sua sinopse, fiquei encantada pela estória, mas acabei sempre adiando, e agora lendo sua resenha, vejo que é um livro fabuloso, com uma mensagem bonita e mais do que nunca que lê-lo!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha!!! Esse livro despertou MUITO o meu interesse, a história parece bem diferente... Quero ler em breve!
    Beijos! Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha.
    Já tem tempo que quero ler esse livro.
    Esta na minha listinha desse ano.

    Beijinhos
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Parece ser tocante, gosto de livros assim.
    É bom sair do universo de vampiros, anjos, etc e ler algo mais com o pé real.
    Já está indo para minha lista de futuras aquisições.

    Bjs

    http://garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! *-* A capa já é um doce com esses olhinhos.
    Adorei o book trailer!

    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    xoxo

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -