Populares

Escrito por: Mayumi fevereiro 27, 2012



Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir o segredo é apertando o play.

Livro: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 255
Classificação: ★★★★★ (5/5)
Em um dia normal Clay Jensen chega em casa e recebe uma estranha encomenda pelo correio, uma caixa de sapatos sem remetente, que contém 7 fitas cassete gravadas por Hanna Backer. Hanna é uma garota que estudava na escola de Clay, uma garota que Clay era apaixonado á algum tempo e nunca teve coragem de chamar para sair, mais que de repente suas chances acabam definitivamente, no dia em que Hanna se suicida.  Clay não teve a chance de conhecer Hanna de verdade, sabia apenas das coisas que as pessoas falavam dela, dos boatos... Ele não tem ideia de por que recebeu as fitas, têm certeza de que não fez nada para prejudicar Hanna, mais sua voz insiste para que ele ouça as fitas e descubra onde seu nome se encaixa... Só há duas regras; escute as fitas e repasse, se você não repassar há um segundo conjunto de fitas que será exposto para todo mundo caso as fitas não sejam passadas adiante. E ninguém quer que o mundo inteiro saiba oque eles fizeram... Certo? Então Clay Jensen parte andando pela cidade, visitando os pontos do mapa que Hanna deixou em seu armário antes de morrer, visitando o cenário dos lugares que ela passou por casa decepção e marcou algum momento para ela. E enquanto anda e ouve a voz fantasmagórica de Hanna ele descobre um mundo que não conhecia, descobre que as pessoas que sempre conviveu na escola fizeram coisas horríveis e oque ouve muda toda a sua realidade, toda a sua visão das coisas. Enquanto ouve as fitas, esperando seu nome aparecer, enquanto descobre os acontecimentos pela visão de Hanna. A verdade não é oque parecia antes dele começar a ouvir as fitas, e então ele vê oque perdeu e conhece a verdadeira Hanna, aquele por quem ele se apaixonou. Leia os 13 porquês e descubra como Hanna acabou com sua vida, os 13 porquês de sua história, e como os sombrios acontecimentos se desenrolaram. 

Trecho do livro:
Dedique todo o seu coração em busca do primeiro beijo... só para jogarem isso de volta na sua cara. Experimente ver as duas únicas pessoas em quem confia se virarem contra você. Experimente ver uma delas usar você para se vingar da outra e, depois, ser acusada de traição. Estão entendendo agora? Ou será que estou indo depressa demais? Pois bem, continuem me acompanhando!
Crítica:
Os 13 porquês é um dos meus 5 livros preferidos e mais queridos. O que mais me fez pensar e refletir sobre os aprendizados que trouxe a minha vida. Não me arrependi em nada de ter comprado este livro, e faço questão de emprestá-lo para o maior número de amigos possível. É um livro com poucas páginas então você pode ler tranquilamente em  no máximo dois dias. Um livro de ficção, mas que pode fazer toda a diferença na vida do leitor, com a fácil identificação, assim gerando aprendizados pelos dois lados da história. Podem-se passar anos e anos, mas a história e o tema que o livro aborta, jamais se tornarão antigos. Esta é uma resenha e critica que me dediquei muito, porque realmente quero incentivar a leitura dessa história maravilhosa.

Agora vamos ao que interessa! Porque o livro é tão interessante, tanto para adultos quanto para adolescentes? O livro conta uma história completamente diferente de todas as que você já leu, apesar de inicialmente mostra-se tão normal, já que fala sobre uma garota comum e feliz, que se muda com sua família para uma nova cidade, tem muitas esperanças e sonhos, até que um graças a um, todos eles se quebram e aos poucos ela vai perdendo a esperança e desejos que tinha. Aos poucos ela se vê pensando sobre suicídio e logo toma coragem para efetuar tal ato. Hanna Baker, a personagem principal deixa 13 fitas cassete gravadas, e nelas contém sua história, os motivos e as pessoas que fizeram ela perder tudo e chegar ao ponto que chegara. As fitas passam de mão á mão pelas pessoas que estão na lista, até chegar á Clay Jensen. Bom, tudo isso já foi citado na resenha, então vamos pular essa parte. O livro fala sobre escolhas, chances, decepções, ou seja, tudo o que nós adolescentes passamos ou passaremos em algum momento em nossa vida, não apenas durante esse período mais também no futuro. Se você passa ou já passou pelos momentos descritos no livro, você sente o que a personagem descreve. Se você já fez coisas influenciadas por outras pessoas, pelo momento, ou apenas por impulso e brincadeira, você passa a enxergar mais facilmente o que poderia acontecer. Você também passa a ver com mais clareza ainda o que cada um de seus atos pode fazer com outra pessoa, levando você a aprender a observar melhor as pessoas ao seu redor, ou entender como você pode fazer pequenas coisas e talvez fazer uma pessoa sair de um momento realmente difícil da vida.

Desenvolvimento da história:

Jay Asher fez seu primeiro livro um trabalho de grande orgulho. Uma bela história, com uma mensagem intensa e que ainda alerta sobre um problema sério como a depressão. O livro começa contando como as coisas se desenrolaram desde que Clay encontrou a caixa de sapato na porta de sua casa e encontrou as fitas até o momento em que ele as mandou para o próximo nome da lista. O livro se divide entre os momentos que Clay vaga pela cidade escutando as fitas e contando o seu ponto de vista e os acontecimentos que Hanna presenciou de cada um dos nomes da lista. O modo como Jay escreve faz você sentir o suspense na pele, e dá um ar de drama durante toda a história. Duas narrativas simultâneas, por assim dizer. Em nenhum momento a história se torna chata, nem mesmo no começo quando a “bola de neve” começa a ganhar velocidade. Muitos dos nomes da lista de Hanna se conectam ao longo da narrativa dos acontecimentos, dando todo o ar de mistério.

Curiosidades:

Durante a leitura é citado um mapa da cidade onde Hanna morou e cometeu suicídio, nas fitas ela fala sobre este mesmo mapa, que ela marcou com estrelas vermelhas e anotou cada um destes lugares onde ela passou por alguma coisa, este mapa foi entregue a cada uma das 13 pessoas e está desenhado do lado de dentro da orelha do livro caso os leitores queiram acompanhar o mapa junto com Clay enquanto ouve as fitas.

Os 13 porquês é o primeiro livro a ser escrito por Jay Asher, e foi inspirado na tentativa de suicídio de uma pessoa próxima da família. A história acaba na página 244, mas nas restantes páginas vemos 13 perguntas feitas e respondidas pelo autor, como uma pequena entrevista, e também informações de como identificar os sinais de alguém que está pensando no suicídio, além dos números de telefone da emergencia de hospitais nos pontos principais do Brasil que atendem casos de tentativa se suicídio.

O autor diz que sua mensagem para o publico é que não podemos julgar antes de conhecer, não podemos nos deixar levar e acima de tudo, pensar antes de fazer alguma coisa que no fundo machuque alguém.

Outras capas do livro:





Book trailer:
As fitas gravadas por Hanna estão disponíveis gravadas em vídeo no youtube. Estas fitas foram achadas no site oficial do livro.

Adaptação:
Universal Pictures e Strike Entertainment adquiriram os direitos da obra de Jay Asher, o livro ’13 Reasons Why’ para a adaptação para filme, no qual a protagonista é Selena Gomez. Eric Newman e Marc Abraham da Strike Entertainment estão produzindo o filme com Mandy Teefey (mãe de Selena) da July Moon Productions. Jennifer O’Kieffe foi escolhida para adaptar a obra.

Não há uma data marcada para o começo da filmagem, porém, através de um post feito em seu blog, Jay deixou claro que foi ao encontro de Jennifer O’Kieffe, roteirista do filme, para começarem as adaptações. 



Fan Poster:



{ 3 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. Muito interessante esse post, principalmente por ser de um livro que eu gosto tanto. Esse livro mexeu muito comigo e eu me alegro muito em ter lido. Gostei muito da sua crítica, pois você abordou todo os minimos detalhes do livro e daquilo que sentimos quando lemos.

    Fiz resenha desse livro no meu blog, confira: http://welcometotheriotshow.blogspot.com/2011/08/os-13-porques.html

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a resenha May e o que é a primeira frase que colocaste no post?Ficou muito bom deu impacto para o que leriamos depois.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é simplesmente perfeito. Eu amei ele e ele, com certeza, é um dos meu favoritos. Depois da leitura eu pensei muito sobre tudo, o livro é demais. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    http://www.booklanding.com.br/

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -