Populares

Escrito por: Fabi fevereiro 18, 2013

E aí pessoal, como estão? Para começar bem a semana resolvi trazer mais um texto do nosso parceiro Marcelo Paschoalin, Parceiros e Direitos Autorais.


Nas minhas indas e vindas na blogosfera literária, por diversas vezes me deparei com blogs de amigos e parceiros que sofreram plágio e um belo dia...fui plagiada. No momento da descoberta primeiro veio a descrença e logos após a indignação. Quem já passou por um plágio, sabe exatamente a que sentimento me refiro quando entramos em um blog e encontramos nossas palavras, as vezes copiadas vírgula após vírgula, e outras misturadas com o intuito de parecerem originais ao plagiador.
Em seu texto, Marcelo mostra exatamente o que pensa a respeito do assunto e de que lado se coloca diante de um tema tão delicado e que infelizmente tem se tornado frequente na blogosfera literária.

Parcerias e Direitos Autorais


Quem acompanha meu blog há algum tempo sabe o quanto me importo com os blogs (literários, em especial) e como defendo o direito de se manifestarem da maneira como bem entenderem – e isso não depende de ser um blog parceiro ou não. Os casos recentes de blogs tendo seus textos plagiados têm se tornado alarmantes pela quantidade (já eram vergonhosos pela simples ocorrência), muitas vezes não se resolvendo mesmo quando o plagiador é confrontado com a prova.
Tenho diversos parceiros na blogosfera literária. Mais que parceiros, alguns são verdadeiros amigos. E também tenho recebido pedidos de parcerias com bastante frequência. Mas nem todos são aceitos.

O principal problema é a violação de direito autoral. Se um blog plageia outro, não pode ser meu parceiro. Se um blog oferece downloads ilegais, não pode ser meu parceiro. Simples assim.
Reflita comigo: se eu, como autor, como defensor do direito autoral, não quero ver meus escritos plagiados, como posso apoiar um blog que viola isso, que vai contra o que acredito? É impossível. Uma parceria representa andar lado a lado de mãos dadas, ajudando um ao outro. E eu simplesmente não consigo me ver apoiando alguém que age contra o que eu tenho como certo.
Tudo bem, essa é a minha posição. Não sei nem se sou minoria ao pensar assim, mas é dessa maneira que eu acho que devo agir. Felizmente, acho que os que acompanham meu blog também têm essa posição. Se somos minoria ou não, somos ao menos verdadeiros aos nossos ideais.

E ser verdadeiro é não fazer pirataria com os próprios sentimentos.

Marcelo, meu caro amigo e parceiro, também não sei se somos a minoria ou não, mas certamente compartilho de teus ideais.


 Marcelo Paschoalin, psicólogo andreense publicado desde 2003, é o autor de Regência de OssosA última Dama do FogoEriana - Filha da Morte e VidaAnel Elemental: a Nova Era e Dark Fate (em inglês).

Escrevendo onde estiver em seu smartphone, costuma dizer que sua profissão é ser escritor, tendo como hobby o trabalho diário.


Blog do autor: Letra Impressa



Bjos e até.

{ 17 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. Totalmente de acordo....Essa blogosfera ta feia demais
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler o texto Fabi, muito bom mesmo, eu não quero nem pensar seu meu blog for plagiado..

    beijos mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto. A gente sempre fica com receio disso, e é comum encontrar plágios por aí ultimamente. Realmente frustrante, mas tenho certeza de que somos maioria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com o Marcelo, achei ele super simpático em deixar o que pensa por aqui!
    Plágio é uma coisa horrível, não sei o que passa na cabeça dos seres que o praticam...
    Obrigado por comentar no meu blog.
    Beijos
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  6. Concordo com ele!
    Adorei a entrevista!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Detesto plagio também, imagina, você escreveu um texto com maior amor e carinho, gastou tempo para pensar e jogar no word e vem uma pessoa dessa e plagia seu texto...

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Plágio é realmente uma praga que nos acomete um momento ou outro.
    Adorei a entrevista!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Apoiado!! Até onde eu sei eu nunca fui plagiada, mas se um dia isso acontecer, eu vou rodar a baiana!! Amei o texto dele ;) Além do mais ele tocou no assunto parceria, e achei maravilhoso a posição dele quanto a esse assunto também, pois muitos parceiros só são parceiros da boca pra fora, e isso é terrível tbm!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Concordo totalmente!!!Já tive meus livros plagiados e não é nada divertido!!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Concordo com o texto totalmente!
    Essa blogosfera tá um nojo. As pessoas não respeitam e só sabem plagiar e só tem o intuito de conseguir parcerias com editoras, para receber livros gratuitamente.
    Horrível isso, mas é a realidade.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Texto sucinto e claro do Marcelo, Fabi. Concordo com todas as colocações abordadas por ele. Fui vítima de plágio (e ainda por cima, a autora da obra que sofreu Ctrl C Ctrl V, apoiou a plagiadora) e sei muito bem como é isso. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Fabi!
    Super concordo com o Marcelo. Nunca fui vítima de plágio (pelo menos não que eu saiba) mas acompanhei vários casos pela blogosfera e é algo que me preocupa bastante.
    Lembro bem do caso que a Nessa citou aqui em cima. Foi um dos mais absurdos que já vi e fiquei chocada na época (hoje não mais, já que, infelizmente, já vi coisas piores :/).
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Belo texto. Concordo plenamente com o Marcelo. Infelizmente o plágio está cada vez mais frequente, e o pior é que tem muita gente que nem sabe que está sendo plagiado. Até onde eu sei nunca aconteceu comigo, tem até um site que verifica isso, mas não é realmente suficiente. As vezes eu até confiro os blogs de alguns amigos blogueiros, para saber se foi plagiado, mas felizmente nunca aconteceu (que eu saiba).

    Beijão, Fabi!

    ResponderExcluir
  15. Oie! Adorei e concordo 100% com o texto. Nunca fui plagiada, mas entendo como é horrível essa sensação.

    Xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Texto excelente, estou de pleno acordo!! espero nunca ser plagiada, deve ser horrivel!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca fui plagiada, mas também acho que se for nunca vou saber. Acompanhei toda a sua revolta e te apoio nisso.
    E é verdade que muitos e muitos blogs só existem para ganhar livros gratuitamente das editoras. Oque nunca aconteceu comigo, e olha que o Stealing Books existe a quase dois anos.
    Nunca conseguimos parceria com editoras grandes e os livros que ganhamos foram quase nenhum para resenhas da parte de editoras. Eu mesma nunca peguei nenhum e os que li foram eu que comprei. o blog continua em pé apesar disso, porque o intuito do blog nunca foi ganhar nada de graça. Todas as promoções que fazemos os livros saem inteiramente do nosso bolso.

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -