- Voltar ao Início »
- Marcelo Paschoalin , Parceiros , Resenhas »
- [RESENHA] A Última Dama do Fogo
Escrito por:
Fabi
setembro 02, 2012
O caminho iniciático é trilhado por todos nós
Náufraga. E sem memória. Tudo o que DEORA queria era saber quem era, mas sua jornada lhe reservava mais do que isso… porque também era uma jornada interior. Iniciada nos mistérios da Ordem Vermelha, a inocente jovem descobre o verdadeiro valor da amizade, o desafio de conhecer os saberes ocultos, o perigo que ronda os que buscam a essência do fogo. Uma essência que ela terá de dominar. Mas estará ela preparada para isso? Conseguirá redescobrir a magia perdida? Ou a busca por si mesma fará com que seja reduzida a cinzas? Há mais mistérios a serem desvelados do que tempo para conhecê-los todos. Quando a sombra busca os segredos a ela confiados, sua chama pode não ser o bastante…
Livro: A Última Dama do Fogo
Autora: Marcelo Paschoalin
Editora: Letra Impressa
Páginas: 584
Classificação:★★★★★ (5/5)
Para que o encanto possa ser maior, escutem a música tema de Deora, para que a viajem possa ser completa.
“No início dos tempos, Luz e Treva dividiam o todo e, da sua união, nasceu o Eterno, o maior dentre todos os deuses. Sozinho, pois Luz e Treva retornaram ao Todo como Sol e Lua, o Eterno concebeu a criação dos quatro primeiros deuses:
Abençoando seus filhos, respectivamente, com dons da luz e sabedoria, magia e essência, amor e paz, treva e cura, o Eterno voltou ao Todo, onde se transformou nas estrelas. Mas os quatro primeiros deuses também se uniram para gerar seus filhos: Nivus e Berilla deram forma a Andora, a natureza, Val’ys, o artífice;
Hiljam e Dalya conceberam Lapher, senhor da justiça e Gwyanna, senhora da vida e morte. ”
Abençoando seus filhos, respectivamente, com dons da luz e sabedoria, magia e essência, amor e paz, treva e cura, o Eterno voltou ao Todo, onde se transformou nas estrelas. Mas os quatro primeiros deuses também se uniram para gerar seus filhos: Nivus e Berilla deram forma a Andora, a natureza, Val’ys, o artífice;
Hiljam e Dalya conceberam Lapher, senhor da justiça e Gwyanna, senhora da vida e morte. ”
Assim foram criados os primeiros seres e, do sacrifício de uma deusa, o mundo, repleto de fé e magia, regido por inúmeras batalhas e envolvido por grandes tragédias. Mas a maior delas foi à perda da magia: com ela a fé se tornou rara.
Continente Andora
Muito tempo depois, em uma praia ensolarada, próxima a uma vila chamada Mitarna, Deora apareceu como náufraga e sem memórias, mas com um grande destino pela frente. Mesmo sem lembrar quem era de fato, sem saber de onde veio ou para onde deveria ir, ela sabia que algo a aguardava e que sem medo iria ao encontro do seu destino, do seu futuro. Mas como?
“Se quer as respostas, criança, siga para o sul.”
Curiosa e com o coração cheio de perguntas Deora seguiu para o Sul e encontrou Mirhaanna, mestra da Ordem vermelha, que futuramente se tornaria sua tutora, amiga e mãe, tão forte seria o laço que as uniria.
Em toda boa estória é necessário que exista um grande vilão e A Última Dama do Fogo nos apresenta não apenas um, mas vários. Quem não dirá que a traição, o medo, corrupção, descrença e a inveja podem se tornar vilões tão fortes e temidos quanto qualquer outro ser? Estas são apenas algumas das dificuldades que Deora encontrará em seu caminho e, como se não fosse pouco, ainda temos Fermmoylle, um homem de magia corrompida e alma apodrecida, desejando conquista, destruição e poder.
Deora não é apenas uma grande heroína: muitos segredos estão guardados em suas lembranças e em seu nascimento, segredos capazes de modificar toda a magia que ainda resta em Andora.
Uma estória capaz de te prender do início — em meio a uma grande tempestade, com raios, trovões e ventos furiosos — até o fim. A jornada em busca de lembranças, de um significado para sua existência, começa como um fogo brando, que emana um calor gostoso aconchegante. Mas não te engane, pois ao final da jornada, as chamas se encontrarão tão altas e fortes que serão capazes de te queimar, incinerando os teus pensamentos se não estiverem preparados para o que está para se revelar.
“-A faixa é colocada na cabeça, tirando os cabelos da frente dos olhos ao mesmo tempo em que impede que o suor escorra pela face. É um símbolo de nossa razão, que tira nossos medos e impede que a dúvida nos alcance por meio de tortuosos caminhos.”
“... Travamos um combate constante contra a ignorância e o receio daqueles que não conhecem a magia, mas nosso dever não é de contra-atacar. Os braceletes, portanto, são um símbolo de nossa compreensão, e nos lembram que precisamos proteger até quem deseja nos destruir.”
“... A espada não foi feita para ferir ao tocar o oponente, mas, sim, ao romper sua pele. Assim é a magia: se conhecida, mas não praticada, é um saber incomum apenas; se praticada, mas não dominada, é somente uma distração.”
A Última Dama do Fogo é o terceiro trabalho do Marcelo que leio, empunhei a foice com Eriana e vivi um grande dilema com Alexia em Regência de Ossos. Mas quando li o primeiro capítulo da Dama, minha intuição me dizia — melhor: me gritava — que esta leitura seria incrível. Eu olhava para capa, para os olhos de Deora, e sabia que seria arrebatada pela aventura, pois certamente foi uma grande aventura.
Com um início forte e turbulento, Marcelo Paschoalin nos lança em uma tempestade direto para vida de Deora, a história mantém sempre o mesmo ritmo envolvente a cada capítulo que lemos e, ao final, já estava com saudades da Última Dama do Fogo, protelando em virar a última página e encerrar essa jornada.
Quando comecei a escrever essa resenha não sabia por onde começar, o que contar a vocês. Queria apenas conseguir transmitir o que foi a leitura para mim, mas me faltaram palavras, pontos e vírgulas. Ainda assim, consegui. Espero ter alcançado o meu objetivo: plantar a curiosidade e colher a satisfação de que irão compartilhar comigo a história de Deora, a história da Última Dama do Fogo.
Encontrem A Última Dama do Fogo no site do autor Letra Impressa
Bjos!!
Book Trailer
Bjos!!
Adorei a resenha, realmente conseguiu transmitir toda aventura a que foi submetida durante a leitura, acho que a estória é envolvente. Adorei!
ResponderExcluirSou apaixonada pelas capas dos livros do autor, simplesmente lindas! A história é muito interessante, fiquei curiosa!
ResponderExcluirBeijos
Lendo de Tudo
Gostei da resenha Fabi! A Última Dama do Fogo é repleto de magia e gosto de livros assim! Confira: http://www.newsnessa.com/2012/08/galera-record-amada-imortal-cate-tierman.html Beijos!
ResponderExcluirNossa, adorei a resenha! Adoro esses mundos mágicos e cheios de mistérios, ainda mais com as ilustrações e a música, deram um ar todo especial à história. Em mim, essa curiosidade foi plantada sim, espero poder conhecer a história.
ResponderExcluirBeijinhos
Eu adorei a resenha! Sério. Ficou incrivelmente boa. rs
ResponderExcluirQuero ler esse livro agora. Depois de adicionar tantos detalhes como imagens, música, o vídeo.. só deveria querer ler mesmo!
UHASUAH
E eu me arrependo tanto de não ter participado, Fabi! Queria ao menos ter tentado D:
beijo.
Amanda - Doce Diário
Adorei a resenha!
ResponderExcluirAdoro livros de fantasia assim e fiquei super interessada em ler.
Parabens! Deu pra captar bem como foi bacana a leitura do livro! Um dia quero ler!
Bjokas
Flavia - Livros e Chocolate
Nossa Fabi fiquei realmente com vontade de ler esse livro...
ResponderExcluirAdorei as imagens, vou procurar saber mais..
beijos
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Adoro livros que peguem esse aspecto mágico, sabe? Eu gosto mesmo de livros assim. Mas não é uma temática que entra como prioridade para mim agora. Quem sabe mais pra frente. ;D
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Não conhecia o livro, mas agora fiquei curiosa pela história depois de ler sua resenha.
ResponderExcluirhttp://www.profanofeminino.com
Gostei da resenha ,Fabi!
ResponderExcluirTramas com aventuras e magia sempre despertam o meu interesse.Com certeza você conseguiu despertar a nossa atenção pela obra com todos seus pontos e vírgulas.
Abraços e bom fim de semana.
Islayne
Fabi querida!
ResponderExcluirVocê ficou mesmo conectada ao livro, desde os olhos da capa até por todo o livro. O livro parece bem detalhista e cheios de personagens. As imagens dos personagens me lembrou aqueles jogos de RPG (acho que é esse o nome). As vezes gostamos tanto do livro que realmente é bem difícil escrever a resenha.Queremos passar ao máximo tudo o que sentimos né.
Beijos Gauchinha!
Bom FDS!
Como sempre, a resenha está ótima, Fabi!
ResponderExcluirPelo visto vou adorar este livro! =)
Um beijo,
Vinícius - Livros e Rabiscos
Oi Fabi!
ResponderExcluirO livro parece ser cheio de aventura e magia! Gostei!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Ahh que sensacional! Nunca tinha ouvido falar, mas parece ser muito bom! E a capa é linda!!! *-*
ResponderExcluirTem meme pra vc lá no blog! :)
Beijinho
http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/08/memes-e-selinhos-8.html
oie
ResponderExcluirnooossa 584 páginas, mas só de ler a resenha já fiquei encantada.
Livros com mistério e magia já me conquistam de cara.
bela resenha, super completa e esclarecedora
bjos
Oie Fabi,
ResponderExcluirO livro parece ser mtoo bom, eu não conhecia, mas me apaixonei ;)
http://blog.vanessasueroz.com.br
Ótima resenha, muita vontade ler agora, parece ser um livro cheio de aventura, bom seguindo seu blog adorei!!!!
ResponderExcluirBjsssssss
http://zonadaleitura-oficial.blogspot.com.br/
Oi Fabiane!
ResponderExcluirAdorei a resenha e espero ler algo do autor em breve!
Beijos
Amanda
leiturahot.blogspot.com
a primeira coisa que chama a atenção é arte do livro!
ResponderExcluirmuito legal!
ainda não li, mas adoro esse misto de magia e aventura!
tá anotada a dica!
beijos - Rascunhos e Borrões
Ai Fabi que lindo! As artes são demais *-*
ResponderExcluirEu até tenho que pedir desculpas para o Marcelo por não ter postado sobre o livro, eu to super mal por isso. Posso divulgar esse maravilhoso trabalho e colocar o link da tua resenha? *-* Como eu ainda não adquiri o livro fica ruim falar muita coisa...
Parabéns pela resenha, guria! *-*
http://foolishhappy.blogspot.com.br/
xoxo
Olá Fabi, desculpa estar assim tão sumido. Fico até envergonhado, mas é por um bom e maior motivo. Adorei sua resenha e a forma como ela foi dividida. Os desenhos me fez materializar os personagens que, embora, eu não os tenha lido me pareceram muito legais. Livros sobre a busca de uma razão para a existência costumam me fazer bem e me agradam bastante, quem sabe esse não pode ser minha próxima leitura, não é mesmo?
ResponderExcluirBeijos,
Felipe
http://ahoradolivro.blogspot.com.br/
A resenha ficou ótima!
ResponderExcluirÉ um livro bem interessante, anotei a dica!
Sei muito bem o que é faltar palavras para escrever uma resenha, parece que tudo some, não se sabe por onde começar e o medo de esquecer algo é imenso!
Lucas / Era uma vez...
Adorei a resenha e entendo mais do que perfeitamente como é falar dos livros que nós simplesmente amamos! Tem coisas que a gente não consegue por em palavras, mas você fez isso direitinho!
ResponderExcluirAdorei as imagens (me deu uma nostalgia da época em que eu jogava RPG online com meus amigos)e a música, devo tê-la ouvido umas cinco vezes!
Desculpa o sumiço, mas agora estou de volta!!
Beijos,
N!
www.nathlambert.blogspot.com
oi
ResponderExcluirsua resenha ficou muito boa mesmo!
Eu encontrei com o Marcelo na Bienal e comprei os dois livros dele e peguei autografos.
Esse livro tem uma capa bonita e é bem grosso!
irei ler em breve.
http://www.lostgirlygirl.com
bjos
Oi Fabi!
ResponderExcluirVocê gostou mesmo, dá para perceber em cada palavra que usaste.
Menina que livro é este, eu já estava encantada com Regência e este parece ser melhor ainda.
Que bom que temos talentos assim em nosso Brasil.
Bjos!!
Cida
Moonlight Books
Amei o livro. Fiquei super curiosa. Uma história bem criativa. Uma ótima resenha!
ResponderExcluirBeijos!
Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/
ah eu adorei a resenha *0* eu ja estava doida pra ler desde q vi a capa, agora estou mais doida ainda.
ResponderExcluir