Populares

Escrito por: Fabi maio 12, 2012

Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um...


Livro: Cruzando o Caminho do Sol
Autora: Corban Addison
Editora: Novo Conceito
Páginas: 447
Classificação: ★★★★★ (5/5)


"Cruzando o Caminho do Sol é um trabalho de ficção, mas o comércio de seres humanos é totalmente real. É um empreendimento ilegal que afeta praticamente todos os países do mundo e geram um lucro de 30 bilhões de dólares por ano, forçando milhões de homens, mulheres e crianças a prostituição e ao trabalho escravo."
"As necessidades são muitas e os desafios, muitas vezes, parecem sobrepujar nossa capacidade. Mas não existe problema sem solução. Nós podemos fazer a diferença: um mundo, uma dádiva, uma vida de cada vez."
Quando li estas palavras, do autor Corban Addison em "A Rota do Autor", onde ele nos conta por onde andou, as pessoas que conheceu e que o ajudaram em sua pesquisa para que seu livro pudesse ser escrito, soube, que eram com estas palavras, que eu deveria começar.
Cruzando o Caminho do Sol não é apenas um belíssimo romance onde notamos claramente, o carinho e esmero que o autor teve ao escrevê-lo, é muito mais, é uma mensagem para o mundo.
Ahalya e Sita, são duas jovens irmãs indianas felizes com a vida que levam. Com pais amorosos e a promessa de um futuro brilhante elas nunca imaginariam que com as ondas do Tsunami, que arrasaram Tamil Nadu, destruindo tudo o que encontrava pela frente, suas vidas também seriam arrasadas naquele triste dia. A família que um dia sorrira junta contemplando o mar, passeando na praia enquanto os pelicanos voavam, não existia mais, tudo se fora.
"Aquele mundo em ruínas deixado pelas ondas não era o lar que elas conheciam. O mundo que havia antes e a família que ali habitava, agora viviam apenas na sua lembrança."
 Sozinhas e desorientadas, as irmãs saem em busca de refúgio na escola onde estudavam, conseguem uma carona para percorrer o trajeto, mas em um determinado ponto o caminho é desviado e junto com ele suas vidas. Impotentes diante dos fatos, viram mãos serem apertadas e o dinheiro trocar de bolso e as irmãs, agora órfãs, foram vendidas pela primeira vez e para enfrentar o futuro que as aguardava, teriam que ter muita fé e coragem. Agora Sita e Ahalya seriam beshyas, prostitutas que seriam vendidas como meros objetos.
A primeira noite em que Ahalya fora vendida e sua inocência tirada de forma bruta e sem compaixão, meu coração se apertou diante da descrição de tal violência. Após a violação de sua irmã ,Sita tenta consolar Ahalya com um poema de Sarojine Naidu.
"Aqui é o meu coração, queimaremos os sonhos que estão mortos,
Aqui nestas florestas ergueremos uma pira funerária,
De pétalas brancas e folhas já maduras e vermelhas,
Aqui os queimaremos com tochas de fogo do sol do meio-dia."
Thomas Clarke é um advogado de uma grande e conceituada firma de advocacia nos Estados Unidos, mas tem enfrentado maus momentos em sua vida, com a perda de sua única filha, ainda bebê e com o término de seu casamento, que fez com que sua esposa, a mulher que ainda amava, retornasse para sua família na Índia, Thomas se via perdido. Sem saber como seguir adiante e enfrentar os seus problemas, o advogado que um dia almejara a magistratura, após presenciar o sequestro de uma menina de 11 anos, que acabou mexendo com os sentimentos mais resguardados em seu coração, decide que sua vida precisa de um novo rumo e em busca de seu caminho Thomas vai para Índia e para uma nova realidade.
Em um dado momento as vidas de Sita e Ahalya e de Thomas se cruzarão de uma forma forte e emocionante, a partir deste momento uma empreitada em busca da liberdade será iniciada nos mostrando o quão complicado e complexo o tráfico humano pode ser e as dificuldades apresentadas para encontrar e punir os responsáveis por tais atrocidades.
A força e a fé compartilhadas pelas irmãs indianas é algo surpreendente, que toca o coração do leitor, assim como o amor que as duas compartilham. A cultura indiana nos é apresentada de forma rica e bela, assim como os poetas mais conhecidos do país, pois a todo o momento nos deparamos com lindos trechos de poetas indianos ao folhear as páginas do romance de Corban.
“A história é convincente, mas a mensagem que passa é ainda maior, deixando uma marca em todos aqueles que pegam o livro. Os leitores irão lamentar as injustiças descritas e celebrar os triunfos, até mesmo depois de ler a última página.”
                                                       Library Journal
Eu já fui marcada e você?   


{ 27 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. Gostei bastante da sua resenha Fabi, o livro parece um drama parecido com 'Memórias de uma Gueixa', eu, me emocionei muito com esse livro/filme, e acho que vou gostar de 'Cruzando o Caminho do sol' do mesmo modo! Se você gostou desse livro é a recomendação que deixo! dê uma olhada na sinopse de memórias de uma gueixa! aposto que irá se apaixonar também

    beijos, @Karol_hearts
    http://queridos-pensamentos.blogspot.com.br /

    ResponderExcluir
  2. Oi fabi!
    Eu adorei a resenha e esse livro me intriga por se tratar de prostituição e tal! Eu quero ler o livro só não sei se vou ter tempo com tantos livros pra ler.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi!
    Também já li "Cruzando...", mas não gostei tanto quanto você! Achei muito enrolado em algumas partes, e, para mim, o Thomas é um galinha!!
    Ele diz que ama a Pryia, mas fica atraído pela parisiense e tem um caso mal resolvido com a advogada de Washington? Colou não!!!
    Mas a mensagem incluída e oculta que importa neste tipo de livro! Até passei a me interessar mais pelo assunto da escravatura moderna!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que resenha maravilhosa, sério mesmo!
    Amo este lugar guria, parabéns sempre! #.#
    Olha só, você só faz parceria com editora/autores ou com blogs tbm?
    Comenta lá?!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Resenha muito boa (Maravilho, rsrs)Estive sumido, mas é por que estava de castigo e enfim sai. mas estarei mais presente assim como vc sempre esta lá no blog, muito obrigado mesmo viu. Como disse otima resenha, claro Novo Conceito arrasando.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha!
    Ótima!
    Estou querendo muito ler esse livro!

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Fabi! Estou ansiosa para ler Cruzando o Caminho do Sol! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabi!
    Resenha maravilhosa, este livro está aqui na fila de leitura, mas sem dúvida, um grande lançamento.


    Bjos!!
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  9. Resenha incrível!
    Me fez ficar realmente ansiosa para comprar o livro. Primeiro eu estava muito interessada por se tratar de outra cultura e tals, mas agora o livro me chamou a atenção '-'
    beijos!
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  10. Heey floor, tudo bem??

    Resenha incrível, Parabéns.

    Ainda não conhecia o autor e nem o livro, mas achei a história super interessante. Deve ser legal ver o ponto de vista de alguém que perdeu tudo com um desastre natural, super vale a pena e vou colocar na minha listinha de desejos, com certeza.

    Adorei seu blog, primeira visitinha e pretendo voltar mais vezes :)

    Beijoos

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/2012/05/vai-estrear-bel-ami-3.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabi,
    já ouvi bastante sobre esse livro, mas não acho que seja muito o meu estilo, parece ser dramático de mais, mas estão dizendo que é muito bom. Quem sabe ele caia na minha mão qualquer dia.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabi!!! td blz?! Adorei a resenha e fiquei interessadíssima em ler o livro!rsssss...parabéns, viu?! Ah! aproveito também para avisar que tem resenha nova lá no AIL:
    http://apenasimpressoesliterarias.blogspot.com.br/
    bjins, querida, e inté...Mac.

    ResponderExcluir
  13. Oie Fabi
    adoro livros que passam uma mensagem e não ficam só no papel de passar o tempo com a leitura.
    Desde que li a sinopse desse livro sabia que seria uma história profunda e chocante, que ao mesmo tempo mexeria comigo.
    Não vejo a hora de começar a ler logo!!!
    bela resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha.
    Sabe, eu estou super afim de ler, a história me parece muito boa, mas também me parece um pouco densa, sabe? Tenho a impressão de que vai ser aquele tipo de livro que eu vou me emocionar junto com os personagens e etc...
    E não tenho certeza se essa é uma coisa boa ou ruim hahah

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    To querendo muito esse livro, acho que a história é bem forte e eu gosto, mas estou com tantos livros aqui que não li ainda, então não estou comprando nada...
    bjosss

    ResponderExcluir
  16. Ganhei esse livro em uma promoção e to esperando ele chegar, só de ler a sua resenha eu já sei que assim que ele chegar eu vou abri-lo e ler logo. É muito bom que autores escrevam romances que nos ensinem outras culturas e ao mesmo tempo mostre coisas horríveis que acontecem no mundo.

    Estou seguindo aqui. Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  17. Oi Fabi!
    Eu li esse livro e também adorei! Mas meu coração também ficou apertado com tudo que as meninas sofreram >_<
    Também gostei dos trechos dos poetas indianos, fiquei até com vontade de procurar outros poemas.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Esse livro me lembra A cidade do sol, ainda não li ele. Mas espero ler em breve, e ver se realmente estou certo. Muito boa resenha!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. oie Fabi!
    ótima resenha, mas essa é uma história que não me agrada muito, a capa não me chamou a atenção, entao esse não irei ler.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/
    bjos

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro a mensagem que esse livro quer passar. É muito bonita e é isso que me faz querer lê-lo. Só tenho um pouco de receio de ser muito forte e eu acabar me sentido mal, entende? Mas fora isso, quero muito ler. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Oiiii
    Menina, ótima sua resenha. E olha que eu posso falar, pois eu já li o livro e inclusive já o resenhei tb. Este é daqueles livros que a gente lê e depois tira um pouquinho mais de cultura pra nossa vida. Uma história triste, mas cheia de lições para a vida. Adorei a resenha..

    Beijos

    TeLa
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  22. OI!

    Confesso que estou criando coragem para ler esse livro. Apesar das resenhas positivas, eu tenho a impressão de ser algo próximo ao cenário de O Caçador de Pipas e eu confesso que foi um livro que me esgotou demais. Não gostaria de ler nada mto triste agora...

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oiii, super obrigada por ter retornado a visita, você realmente é uma fofa. Recomendo que leia Anna e o Beijo Francês é realmente um livro para marcar no coração.

    Mil beijos e sim... passe sempre lá porque sempre estarei aqui.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  24. Ficção com cara de História Real.
    Amei sua resenha, adoro livros que tratam de grandes dramas, recheados de injustiças. Pois, normalmente, este sempre trazem uma forte mensagem de superação no final.
    Com certeza, também fui marcada.
    Desculpa a demora.
    Bjuxxxxxxx

    @jujubalex
    http://overdosedebeladona.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha. Eu gosto desse tipo de história. Essa já está na minha lista de leituras.
    bjo

    ResponderExcluir
  26. Se eu já sentia vontade de ler esse livro depois dessa resenha, a vontade aumentou. Principalmente depois do: "A força e a fé compartilhadas pelas irmãs indianas é algo surpreendente, que toca o coração do leitor, assim como o amor que as duas compartilham." Achei isso muito... sei lá, convidativo. Amor entre irmãos sempre é bonito, e sim, eu deveria amar melhor os meus. rs' Parabéns pela resenha e perdão por não vir aqui antes. Sempre uma honra.

    Beijos,
    Felipe
    A Hora do Livro

    ResponderExcluir
  27. Acho a capa deste livro muuuito linda, mas sinto que vou chorar rios depois de ler ele hahaha
    beeijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -