Populares

Escrito por: Fabi abril 25, 2012




Olá pessoal! Estou aqui mais uma vez para apresentá-los a mais um parceiro do blog Stealing Books. É com muita satisfação que afirmo, que a partir de hoje, Marcelo Paschoalin, mais um talento da literatura brasileira, tornou-se nosso parceiro.

Para o conhecerem  melhor e saberem quem é o Marcelo,trago para vocês uma entrevista muito especial e espontânea que fora criada enquanto conversavamos pelo MSN, ou seja, no mais puro improviso. Espero que gostem tanto quanto eu.


Como e por que se tornou escritor? Muitas pessoas, assim como eu que amam literatura, sabem que serão apenas leitores. Como soube que tinha o dom para escrever, por que para mim é isso que vocês, escritores, tem. O dom de encantar e nos levar para lugares que nem imaginávamos que fosse possível existir ou serem criados."

Meu primeiro escrito que pude chamar de 'livro' se deu aos 13 anos de idade. Era algo como uma fantasia urbana, mas com ares de chick-lit. Eu tinha uma história a contar, e é isso o que fez de mim um escritor. Contudo, não acho que seja um dom. Como muitas coisas na vida, escrever também é uma habilidade que aprendemos. Começou com o incentivo à leitura por parte de meus pais, depois veio o interesse pela pesquisa, e então o contato com tantos livros maravilhosos. Quando você se cerca de tudo isso, é natural que as histórias comecem a brotar e a quererem ser escritas.


Dos três livros pelos quais tive um interesse imediato, Eriana: Filha da Morte e Vida, A última Dama do Fogo e Regência de Ossos, os personagens principais, ou seja, as protagonistas, são todas mulheres. Teve algum motivo em especial para que as escolhesse?"


Mulheres são mais fortes. Elas atravessam provações que os homens jamais sonham em suportar, conduzindo vidas por meio do vale das sombras por três estações até dar a luz. E, ainda assim, a maior parte dos escritores (talvez influenciados por uma cultura patriarcal dominante), coloca homens como protagonistas. Eu estou dando voz às heroínas do nosso dia a dia, colocando-as no lugar que merecem, conduzindo suas vidas ao invés de serem simples troféus (princesas que servem apenas para serem resgatadas).




Qual foi o primeiro livro que escrevestes e como a história dele chegou até você?Alguns escritores dizem que sonharam ou que ela simplesmente surgiu de repente. Como foi com você?"


O primeiro livro, aquele que mencionei anteriormente, nunca foi publicado, embora eu tivesse enviado para algumas editoras que, talvez pela ousadia de um adolescente de 13 anos, dignaram-se a responder. A história surgiu de um questionamento que, acredito, todos nos fazemos: seria possível viver sem que tivéssemos um sentimento específico? Será que, se fôssemos incapazes de sofrer de determinada maneira, mudaríamos toda a nossa vida?




Você sempre soube que seria escritor ou já almejastes outra profissão também?"


Quando pequeno eu queria ser piloto da Aeronática, sonho que terminou quando tive de usar óculos e descobri que pilotos não podem ter nenhum grau de miopia. Depois quis ser advogado e acabei me tornando psicólogo. Contudo, sempre tive as histórias para me acompanhar, então sabia que um dia as contaria.

Quais foram as suas influências literárias?"

Várias. Personagens cativantes em certos autores, cenários belíssimos em outros, dilemas que nos acompanham mesmo depois que fechamos o livro em alguns. Mas, para limitar esse rol, escolho Verne, Dumas, Stewart, Doyle e Herbert.

Qual é a sensação de saber que suas história percorrem as mãos de muitos leitores, levando-os as aventuras que você criou. Como leitora posso dizer que ter um bom livro em mãos é uma experiência única, pois sou daquelas que me envolvo com os personagens e sinto suas emoções. Como é para você saber que é isso que podem sentir ao ler o seu trabalho?"
A história que escrevo é só metade dela, e eu sempre soube disso. A outra metade é escrita pelo leitor enquanto a lê, colocando suas experiências, seus sentimentos, sua realidade e sua imaginação na narrativa. Mas existe uma diferença grande entre saber disso e encarar como real. Sabe por quê? Porque toda vez que um leitor me permite encantá-lo com minhas histórias, é como se ele me concedesse a honra de adentrar em seu mundo particular para que eu o bagunce! Sim, mexer com o mundo de alguém é bagunçá-lo, tirando as coisas de lugar e as escondendo, colocando outras ali. Depois que a história termina, o leitor vê que parte do que escrevi ficou lá, e cabe a ele tentar colocar tudo de volta ou arrumar um espaço para minha narrativa em sua vida daquele momento em diante.

O que fazes em suas horas de lazer quando chega a hora em que a mente precisa de um descanso?"

Leio, toco música, jogo algum jogo de tabuleiro, pedalo por aí, brinco com minha gatinha Pérola ou me deixo apaixonar mais um pouco pela minha querida esposa.


Quando Marcelo Paschoalin não é escritor ele é?"
É um psicólogo, servidor público e marido - não necessariamente nessa ordem.


Como homem, como você se vê? E como escritor?"

Como homem, eu me vejo como uma pessoa em busca de respostas, num longo processo de auto-descoberta. Como escritor, sou uma pessoa que instiga perguntas.

Bem agora vamos as perguntas corriqueiras."

Onde reside?"
Santo André-SP. Sempre morei aqui.

Qual a sua idade?"

32 anos.

Você é somente escritor ou tem outra ocupação?"

Sou atualmente servidor público na Câmara Municipal de Santo André.

Quais são seus hobbies?"

Música, jogos de tabuleiro, ciclismo... E leitura. Sempre a leitura.

Um frase?"

Se fosse fácil, não teria graça.

Uma música?"

Music of the Night, de Andrew Lloyd Webber.

Uma mensagem para os seguidores do blog e seus futuros leitores:"
Leiam sempre. Permitam-se encantar. Ler um livro é embarcar numa viagem que o levará para lugares onde nem sequer pode imaginar, vivendo mil vidas diferentes nessa jornada através das páginas. Escrever é desenhar um mapa, mas sem que alguém ouse seguir as marcações e chegar ao tesouro, o mapa é apenas um pedaço de pergaminho sem valor.

Vejam alguns trabalhos do autor:

                                                       
Sem dúvida, uma obra-prima, um épico nacional que todo jovem – e adulto – brasileiro deveria ler. Um livro que deveria ser indicado nas escolas, que deveria ser distribuído aos quatro cantos do Brasil.

Opinião de Josy Tortaro, autora de Marcada a Fogo.
Houve um tempo em que a Necrópole de Amtal se restringia a atacar os que ousavam se afastar demais…


Houve um tempo em que o povo de Dunir podia confiar na proteção da Guarda Real e na justiça de sua rainha…

Esse tempo passou. No céu, apenas nuvens negras.

Poderá uma jovem erguer sua voz e clamar em nome de seu povo ou o sangue dos vivos servirá apenas para saciar a sede daqueles que retornaram do reino dos mortos?

Para mudar, é preciso aceitar.
Para verdadeiramente ser, é preciso acreditar.









                 


                         Até onde irias por tua fé?
Morte e vida. A díade que rege o universo acompanha cada um de nós, manifestando-se a cada momento como lágrima e riso, dor e prazer, ódio e amor.
ERIANA conhece essa essência dual. Guiada por seus sonhos, ela mergulha no desconhecido em busca de respostas para os desaparecimentos que têm ocorrido, encontrando mistério e aventura enquanto enfrenta desafios que porão em dúvida sua própria crença no divino.



                                 www.letraimpressa.com.br

{ 30 comentários ... leia abaixo ou comente }

  1. Parabéns por mais uma parceria Fabi! Os livros desse autor parecem ser bem interessantes, principalmente A Última Dama do Fogo. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. "Mulheres são mais fortes. Elas atravessam provações que os homens jamais sonham em suportar," <-- Já gostei desse autor xD

    Gostei muito da entrevista *---*, sério, ficou bem legal. Eu já tinha visto os livros dele no catalogo da MODO e tinha ficado com vontade de ler eles xD. Agora eles já foram direto para minha wishlist *---*.

    Bjs
    Empório das Tentativas

    ResponderExcluir
  3. Gostei da matéria...e o blog está de parabéns pelo novo layout!!! e, com certeza, colocarei estes livros na minha listinha rsss...bjins, querida! Mac.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente adorável essa entrevista, me encantou a resposta que ele deu sobre a sensação de ter os livros nas mãos dos leitores esse trecho é fantástico -> (A história que escrevo é só metade dela, e eu sempre soube disso. A outra metade é escrita pelo leitor enquanto a lê, colocando suas experiências, seus sentimentos, sua realidade e sua imaginação na narrativa.) nunca tinha pensado desse jeito mas é a mais pura verdade!
    Já ouvi falar do livro Regência de Ossos e a capa é linda.
    Agora parabéns ao blog por essa grande parceria!

    @Agda01

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela parceria, tbm fechei parceria com o Marcelo ele é super gente boa!

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Fabii mais uma parceria ao seu lado...
    fiquei bastante interessada nos livros dele e vou roubar mais livros teus (hehehehe Brincadeirinha)

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  7. Fabi, muito obrigado por permitir que eu compartilhasse um pouco de mim com os leitores do seu blog!

    Abraços,

    Marcelo Paschoalin
    http://letraimpressa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela parceria!
    Muito legal :)

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  9. antes de tudo parabens pela parceria e ainda mais ao autor por estar lutando e ganhando seu espaço no mundo literário.
    Concordo com ele quando diz que escrever não é um dom, é algo que se aprende, mas é um dom inventar mundo paralelos e encantar as pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista! Meus parabéns por mais essa parceria...
    O autor pareceu ser super simpáticos e adorei as suas respostas! Fiquei curiosa para ler alguns de seus livros... Irei procurar para saber mais sobre eles! ;)



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu ainda não li os livros do autor, apesar do tema despertar meu interesse. Não tenho certeza quanto a narrativa, mas me parece bons livros.

    Enfim, parabéns pela parceria! Tomara que vc curta!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela super parceria!
    Espero que você curta os livros do autor!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Geeente, AMEI a capa de A Dama de Fogo.
    Nunca tinha ouvido falar dele ou dos livros, mas achei as propostar interessantes. Além de ele parecer muito querido, adorei a entrevista.
    Parabéns pela parceria!!!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  14. Quero ler "Regência de ossos".Parabéns pela parceria com o autor.

    Um xero, Ana.

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    parabéns pela parceria!! Que o blog continue com muito sucesso!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Parabéns pela nova parceria!
    Espero logo poder ver resenhas dos livros dele aqui no blog.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela nova parceria!
    Adorei a entrevista e os livros do autor.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela resenha querida, fico feliz com isso, achei o autor bem interessante e os livros dele também

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela parceria, \o
    Os livro parecem sim ser bem interessantes...
    Gostei da parte que ele do leitor, acho que todos deveriam ser assim...
    Ah! E olha só o autor mora pertinho de mim, Santo André esta ah apenas 20 minutos da minha casa :)
    Sucesso ao blog e ao autor :)
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela parceria, não é bem meu estilo de leitura, mas ler é sempre bom, principalmente quando se tem ótimos autores por trás desses trabalhos. Adorei Regência de Ossos, gostei mesmo!

    Beijos,
    Felipe
    http://ahoradolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Saudações, Fabi!
    Adorei as capas, me lembram fantasias épicas!
    Os livros parecem ser ótimos, parabéns pela parceria ;)

    Beijos!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Que legal. Parabéns pela mais nova parceria :)
    Adorei saber que o primeiro escrito dele se deu aos 13 anos. O meu também, mas eu nunca encaminhei a nenhuma editora, nem nada assim. Eu só disponibilizei para algumas amigas. Soube, em outros blogs, que "A Ultima Dama de Fogo" parece ser muito bom :)
    beijos.
    http://the-mandie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. adorei a entrevista.
    Parabens pela parceria.
    Gentem, que precoce esse autor, 13 anos? fiquei curiosa para ler o livro regência de ossos.
    Primeira vez aqui no seu blog e gostei muito. Já estou seguindo.
    Tenho um blog literário e ficaria feliz com a sua visitinha: www.mybooklit.blogspot.com.br
    bjos

    ResponderExcluir
  24. Ele parece ser muuito bom! http://singlejoao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Parabéns por mais uma parceria.
    Não conhecia esse autor. Os livros dele parecem sr otimos

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    @lostgirlygirl

    bjos

    ResponderExcluir
  26. Oie...
    Parabéns pela parceria! \o/
    Sempre é bom conhecer autores novos!
    Muito boa a entrevista =]

    Obg pela visita lá no blog!
    tem resenha nova se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Oi amiga!!
    Sumi mesmo, maridão ta de férias, aí já viu neh, quase não ficamos em casa rsrsrs
    Mas essa semana volto com tudo e venho ler a entrevista com calma!
    Vc está arrasando nas parcerias!!!! Parabéns!!
    Bjocass

    ResponderExcluir

- Copyright © Roubando Livros - Date A Live - Powered by Blogger - Template Base por Johanes Djogan -